Desde 2021 que, todos os anos, no final do verão, a Sienna e a Conscious se juntam para lançarem as novas peças da sua aguardada parceria. Apesar das diferenças na estética — uma mais colorida, outra mais minimalista — foi através deste desafio que perceberam a força da sinergia que existe entre os dois conceitos.
Agora, decidiram levar esta união mais além com a abertura de um espaço no número 19 da rua Garrett, no Chiado, em Lisboa, que foi inaugurado a 11 de junho. O ponto de venda fica no antigo espaço da Casa Jerónimo Martins, que atualmente funciona como um ninho para múltiplas marcas de moda.
“Há cerca de dois anos, tivemos uma pop up na LX Factory que correu muito bem”, explica à NiT a fundadora da Sienna, Marisa Matias, que até então contava apenas com um showroom em Algés. “Como era tão grande, decidi convidar a Joana [Silva] para também ter um local para receber as clientes dela.”
A relação entre as empresárias dura há cerca de sete anos, altura em que ambas davam os primeiros passos no lançamento das respetivas etiquetas. “Encontrámos muito apoio emocional uma na outra”, explica, por sua vez, a criadora da Conscious, conhecida pelo swimwear. “Mais do que as coleções, foi o lado pessoal que nos aproximou.”
Com um formato em U, a loja foi mantida em tons de branco de forma intencional, apenas com alguns apontamentos de cor nos cortinados e na zona dos provadores. O objetivo é não só refletir o contraste na identidade entre as duas etiquetas, mas também permitir “que as peças falem por si”.
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“O edifício já tinha algumas características atrativas, como a parede de vidros e acrescentámos algumas plantas”. Segundo Joana, conseguiram fazer sobressair estes elementos “apesar de contingências como o budget ou o tempo limitados.”
Devido à limitação do espaço, o foco está em receber todas as novidades de ambas as marcas. A nova coleção da Sienna, por exemplo, alia os habituais cortes femininos e cores sólidas à inspiração na ilha da Madeira, através de padrões que remetem para o arquipélago.
Ao lado, estão os biquínis e fatos de banho simples e intemporais da Conscious, feitos principalmente a partir de resíduos de plástico dos oceanos. “Como são negócios pequenos, tentamos que a maioria das propostas estejam disponíveis para o cliente comprar. Saem umas coleções e entram outras, porque o stock vai acabando.”
Como tudo começou
A paixão pela costura de Marisa Matos nasceu das tardes passadas em família. Quando era pequena, ficava aos cuidados da avó paterna que trabalhava como costureira na Santa Casa da Misericórdia, em Lisboa. Conforme a avó cortava os tecidos, ela ia recolhendo os pequenos recortes, que transformava em vestidos improvisados das suas bonecas.
Os anos foram avançando, a criativa acabou por licenciar-se na área do marketing e trabalhou na realização de eventos para diferentes marcas até 2018. Nessa altura, a costura tornou-se num passatempo. Fez vários cursos, ia criando peças e, quando mostrava os resultados às amigas, o pedido era sempre o mesmo: que lhes fizesse modelos iguais.
Em 2018, Marisa tomou a decisão de se despedir do emprego estável, para criar o seu próprio projeto. Assim nasceu, oficialmente, a Sienna, com “peças feitas à medida”.
Sem grandes pretensões, o nome da marca nasceu por Marisa ser grande fã da atriz britânica Sienna Miller — ex-namorada de Jude Law.

Todas as peças são feitas com ajuda de pequenos ateliers. A marca “acredita na singularidade de uma pequena produção e de peças que duram. Estamos sempre à procura de novos tecidos e pormenores que destaquem nas peças. A missão é criar roupa para as mulheres se sentirem confortáveis e confiantes em si mesmas”, refere.
No mesmo ano, foi lançada a Conscious, uma marca 100 por cento portuguesa que pretende ser uma opção sustentável quando se trata do mercado de roupas de praia. No catálogo, todos os biquínis são fabricados com um tecido reciclado.
Joana Silva, 29 anos, comprava swimwear nas grandes lojas e pensava sempre no que podia melhorar em cada peça. Em maio de 2018, começou a licença de maternidade. Com algum tempo livre, decidiu fazer um curso de costura na Escola Maria Modista, em Lisboa, e começou a fazer os próprios biquínis.
“Com a chegada do verão, publiquei fotos das peças que fiz na Internet. O feedback dos amigos e dos seguidores foi muito positivo. Percebi que outras pessoas procuravam biquínis mais simples, minimalistas e que deixassem marcas de bronzeado pequenas.”
Apesar dos riscos, tanto a Sienna como a Conscious se tornaram um sucesso, com mais de 100 e 69 mil seguidores no Instagram, respetivamente. É habitual ver propostas de ambos os negócios a passear pelos feeds das redes sociais, ou não fossem cobiçadas por várias influencers e it girls.
Este ano, a nova coleção em parceria, com lançamento previsto para 1 de agosto, vai ser “ainda mais especial”, destaca Joana, devido à localização no coração de Lisboa. “Nunca tínhamos tido oportunidade de celebrar com um espaço físico.
Agora, além de continuarem com planos de expandir a loja online e chegar a mais mercados internacionais, têm em vista mais objetivos para o espaço físico. “É sempre positivo tentar fazer eventos ou colaborações com outras marcas que sejam interessantes para juntarmos novos públicos”, conclui Marisa.
Além do novo espaço físico, pode conhecer as novas coleções no site da Sienna e na loja online da Conscious. Os preços começam nos 60€ e nos 49€, respetivamente.
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