Lojas e marcas

SSancho, a marca nacional que vestiu Luísa Sonza na passagem por Portugal

O visual usado pela artista na Expofacic é composto por um corpete, calças e casaco. Todos os artigos foram colocados à venda.
O look fez sucesso entre os fãs da cantora.

No passado mês de junho, Luísa Sonza pisou, pela primeira vez, o palco da Expofacic em Cantanhede enquanto artista mistério. Para quem anda distraído e ainda não a conhece, a cantora de 26 anos é considerada uma das maiores artistas internacionais de música brasileira, contando com mais de dez milhões de ouvintes mensais no Spotify e mais de mil milhões de visualizações no YouTube. 

Apesar de ser responsável por sucessos tão grandes como “Doce 22”, “Chico”, “Rebolar” ou até mesmo “Penhasco2”, a sua atuação em Coimbra não ficou apenas marcada pela setlist. Após o espetáculo, surgiram centenas de comentários sobre o seu look, onde os fãs brincaram sobre ser o espetáculo em que Luísa esteve “mais vestida”. 

O responsável pelo coordenado é Tomás Sancho, um jovem de Cantanhede, contactado para criar o look da cantora em apenas dois dias. “Na altura, a ideia era vestir uma saia, mas rapidamente percebemos que não iria funcionar na dinâmica do concerto”, explica à NiT. No entanto, há sempre imprevistos. “Tínhamos o deadline curto de dois dias, onde trabalhámos sem parar, além dos nervos. Mesmo assim, ainda tivemos de correr para o atelier porque havia ajustes que tinham de ser feitos.”

Em poucos dias, as redes sociais de Tomás estavam inundadas de pedidos de fãs que queriam replicar o look da cantora. Agora, quatro meses após a atuação, a SSancho finalmente disponibilizou as três peças que Luísa Sonza usou em Cantanhede. O conjunto é composto pelo corpete (180€), o casaco (300€) e ainda as calças (160€). 

“As peças mais desafiantes são, sem dúvida, o casaco e corpete devido à complexidade do modelo”, explica o jovem de 23 anos. Cada peça demora cerca de dois a três dias até estar concluída. No entanto, por ser feita à mão por duas costureiras locais, os stocks são limitados.

A coleção Luísa Sonza está disponível online através das redes sociais. Se preferir, também pode agendar online uma visita ao atelier para ver as peças ao vivo. 

 
 
 
 
 
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História da marca SSancho

A moda surgiu na vida de Tomás de uma forma bastante natural e gradual. Desde pequeno que o criador se viu rodeado de agulhas e tecidos da avó materna, a sua principal influência nesta fase. Quando cresceu, foi perdendo o contacto com a área, até que tudo mudou em 2017. Este foi o ano que lhe devolveu “o bichinho da costura”, entre as roupas de Carnaval e da escola de samba.

Entre avanços e recuos, concluiu a licenciatura em Agricultura Biológica no Instituto Politécnico de Coimbra durante a pandemia de Covid-19. Apesar de a natureza ser uma das suas grandes paixões, rapidamente percebeu que não queria fazer dessa a sua profissão, mantendo-a apenas como hobby.

Entre 2020 e 2021, decidiu começar a fazer a própria roupa, sem qualquer intenção de vender as peças. Todo este processo era documentado nas redes sociais e, em pouco tempo, começaram a chover pedidos. Em dezembro, deu o próximo passo e inaugurou a marca e o atelier próprio: a SSancho. Além destas novidades, está disponível a primeira coleção primavera/verão 2024, que desfilou no passado fim de semana, dia 9 de dezembro.

Em apenas um ano, Tomás teve a oportunidade de vestir celebridades nacionais e internacionais. A lista é extensa: Bárbara Bandeira, Liliana Filipa, Soraia Ramos, Nenny, Cuca Roseta, Dino D’Santiago e, claro, Luísa Sonza. 

“Tem sido uma viagem fantástica. Não quero ficar apenas conhecido por quem vestiu X e Y, mas sim pela qualidade e irreverência. Um dos maiores elogios que posso receber é que, mesmo sem verem o meu nome, reconhecem que aquele trabalho é meu”, conclui.

Carregue na galeria para conhecer todos os looks que Tomás Sancho tem produzido especialmente para os artistas.

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