Lojas e marcas

Sugestão NiT: a loja com loiças bem originais de onde ninguém sai de mãos vazias

A Cerâmicas na Linha tem peças coloridas, de qualidade e muito diversas. Podem ser compradas em conjuntos ou à unidade.
É um paraíso de decoração.

As loiças em cerâmica sempre desempenharam funções que vão muito além das refeições. Porém, o desejo de nos deixarmos levar pelo lado estético de objetos que, anteriormente, tinham somente um sentido utilitário nunca foi tão vincado como atualmente. A oferta da loja Cerâmicas na Linha, situada no número 16 da Rua Capelo, em Lisboa, é um bom exemplo disso mesmo. Por lá não encontrará a monotonia de peças exatamente iguais nem de uma única cor.

A ideia surgiu quando Natália Pires, a fundadora da marca, tinha 60 anos: “Não foi um projeto de vida, mas [surgiu] para manter-me ativa, porque gosto de trabalhar e de estar envolvida em processos criativos”, conta à NiT a empreendedora, agora com 71 anos. Foi, inclusive, o marido que lhe sugeriu a abrir um espaço próprio, questionando-a sobre essa possibilidade. Na altura, já tinha uma bagagem que incluía 11 anos de experiência com cerâmica e vários contactos de criadores e fábricas. Estava, afinal, rodeada de pessoas que trabalhavam na área.

A primeira loja surgiu em Carcavelos, há mais de uma década. Dois anos depois passaram para Oeiras — espaço que atualmente está fechado para obras — e, finalmente, instalaram-se em Lisboa, no Chiado, em 2019. É ali, no centro da capital, que os clientes podem criar conjuntos ao seu gosto, escolhendo cada uma das peças, que também podem ser compradas à unidade.

As peças apresentam designs diferentes do habitual.

“começámos por comprar stocks de excedentes de produções às fábricas”, explica Natália, que na altura contava apenas com algumas marcas e com restos de coleções. No entanto, o sucesso foi tão tanto que têm cada vez mais fábricas de loiça a venderem as suas linhas mais recentes na loja, contando com criações de insígnias como a Bordallo Pinheiro e da Costa Nova, por exemplo.

Atualmente, é quase tudo vendido a peso. Porém, ainda oferecem várias peças à unidade, normalmente de marcas portuguesas mais conceituadas. Fundaram, paralelamente, o Espaço Lusa, uma marca própria onde se concentram alguns destes nomes de peso da cerâmica nacional. Copos, chávenas, pratos, tigelas e até vasos para flores são alguns dos artigos que fazem parte do catálogo.

Um dos fatores distintivos do negócio e que se tornou um pilar da sua identidade — o gosto pelas combinações inusitadas — consolidou-se na fase inicial da marca: “Nunca tínhamos conjuntos [de loiça], porque os excedentes não davam para fazer serviços completos. Foi nessa época que começou a grande moda da mistura. Começámos a ver essa tendência em restaurantes e coincidiu com a abertura do negócio”.

No fundo, o objetivo passa pela combinação personalizada da loiça que levamos para casa. Ao comprar um prato raso, de uma marca, e um prato de sobremesa, de outra, existe a possibilidade de construir a nossa mesa com um toque pessoal. Conseguimos tornar cada refeição mais apelativa ao juntar cores e designs diferentes, mas igualmente únicos.

É um espaço muito acolhedor.

O stock disponível é incomparável, já que tudo é feito em Portugal. Natália reforça que “o País tem uma ótima qualidade e diversidade de cerâmicas”. A oferta é tão colorida e atrativa que se torna difícil sair da loja lisboeta sem levar uma peça. Além disso, são tão utilitárias como bonitas e podem simplesmente ser usadas como objetos de decoração. E são ideais para criar uma mesa única e original para um jantar com amigos ou familiares, por exemplo.

Devido à localização no Chiado, uma das zonas com maior afluência turística, o espaço é alvo de muitos olhares curiosos. “Há aquele cliente que se dirige logo para aqui, mas que tem medo de entrar, porque acha que é um espaço mais caro. Mas temos uma grande diversidade de artigos, porque estamos sempre a receber e raramente são repetidos. Muitas pessoas vêm apenas para ver o que há de novo”. E dificilmente saem desiludidas.

Pode visitar a Cerâmicas na Linha no número 16 da Rua Capelo, em Lisboa, ou visitar a página de Instagram do negócio. O site também estará disponível muito em breve. Os preços dos artigos oscilam entre os 5€ e os 25€. Carregue na galeria para ficar a conhecer melhor o espaço e descobrir algumas peças que poderá encontrar por lá.

ver galeria

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua Capelo, 16
    1200-087 Lisboa
  • HORÁRIO
  • Segunda-feira a Sábado das 10h às 20h
  • Domingo das 12h às 20h

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT