Lojas e marcas

Surfiety: a nova marca de roupa nacional que nasceu da paixão pelo surf

Tudo começou com a criação de uma comunidade digital. Agora, estreou-se na moda com uma linha limitada a 150 peças.
A história começa em 2015.

Todos os dias, Francisco Gomes publica conteúdos sobre surf para mais de 120 mil entusiastas da modalidade em todo o mundo. Apesar da longa relação com o mar e com a praia, considera-se um surfista mediano — e é precisamente essas pessoas, que não ambicionam ser profissionais, que tenta inspirar a cada partilha nas redes sociais.

O jovem de 29 anos está por trás da Surfiety desde 2017, uma plataforma cuja missão é divulgar o trabalho de atletas ou fotógrafos ligados a este desporto, levando o seu trabalho a um público mais global. A comunidade digital, porém, já existe desde 2015.

Um dia, o marketeer reparou que a página, que seguia desde o início, estava parada há um ano. Após ter decidido mandar mensagem, recebeu uma resposta no mesmo dia. “Os criadores são dois irmãos britânicos e ficámos tão amigos que acabaram por me passar o projeto”, recorda à NiT.

À medida que o projeto cresceu, Francisco foi explorando novos caminhos. Agora, foi transformado numa marca de roupa inspirada no streetwear, refletindo o espírito aventureiro dos seguidores. O primeiro lançamento é uma coleção limitada de T-shirts minimalistas.

“O nosso objetivo não é apenas promover um produto, mas um estilo de vida”, acrescenta. “Hoje em dia, muitas pessoas que compra marcas de referência associadas a este nicho nem sequer praticam surf, mas identificam-se. Uma marca de moda tem sempre de transmitir este escapismo ao público.”

Apesar da prática desportiva continuar a ser um dos pilares da marca, o objetivo é chegar a um público mais abrangente. No fundo, destina-se “a todos que valorizam o espírito de verão, o mar, que gostam de explorar e não se acomodam”, sublinha. Ou não fosse “live in adventure” o lema da Surfiety.

Não é apenas para surfistas.

Numa fase inicial, a marca disponibiliza apenas 150 unidades de quatro modelos em tons neutros, que vão do bege ao azul-marinho. Feitas 100 por cento em algodão, os designs são unissexo e contam apenas com o detalhe de um logótipo bordado de borma muito subtil no peito.

“Esta coleção serve como um teste para perceber a tração no mercado. Temos muitos seguidores, mas a maioria acompanha-nos à procura de conteúdo inspirador”, refere. “A nível de vendas está a ser muito positivo, mas não queremos avançar já com uma produção contínua.”

Para acompanhar a estreia, Francisco estabeleceu uma parceria com a conceituada cadeia internacional Lapoint Surf Camps, com quem está a organizar um giveaway especial para uma surf trip ao Sri Lanka. A compra de uma das T-shirts equivale a uma participação no sorteio, que termina quando as peças esgotarem.

Desde o início, o fundador decidiu que queria que a produção fosse nacional. Todos os modelo são produzidos numa fábrica em Lisboa. “Existiam várias formas de explorar este passo, mas queríamos uma que nos desse garantias de qualidade.”

Se a resposta do público for positiva, a ideia é ir além das T-shirts e ter uma gama com sweatshirts, camisas e até calças. O design vai manter-se sempre o mais minimalista possível, variando sobretudo nas cores.

Com vendas para vários países, como nos EUA, Austrália e até Tailândia, Francisco quer continuar a alavancar uma comunidade através da Surfiety. Um dos objetivos é apresentar as peças em espaços físicos e, um dia, conseguir ter a marca presente num surf camp internacional.

Os primeiros modelos estão disponíveis no site da etiqueta e cada um custa 29€.

Carregue na galeria para conhecer as primeiras propostas.

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