Todos os dias, Francisco Gomes publica conteúdos sobre surf para mais de 120 mil entusiastas da modalidade em todo o mundo. Apesar da longa relação com o mar e com a praia, considera-se um surfista mediano — e é precisamente essas pessoas, que não ambicionam ser profissionais, que tenta inspirar a cada partilha nas redes sociais.
O jovem de 29 anos está por trás da Surfiety desde 2017, uma plataforma cuja missão é divulgar o trabalho de atletas ou fotógrafos ligados a este desporto, levando o seu trabalho a um público mais global. A comunidade digital, porém, já existe desde 2015.
Um dia, o marketeer reparou que a página, que seguia desde o início, estava parada há um ano. Após ter decidido mandar mensagem, recebeu uma resposta no mesmo dia. “Os criadores são dois irmãos britânicos e ficámos tão amigos que acabaram por me passar o projeto”, recorda à NiT.
À medida que o projeto cresceu, Francisco foi explorando novos caminhos. Agora, foi transformado numa marca de roupa inspirada no streetwear, refletindo o espírito aventureiro dos seguidores. O primeiro lançamento é uma coleção limitada de T-shirts minimalistas.
“O nosso objetivo não é apenas promover um produto, mas um estilo de vida”, acrescenta. “Hoje em dia, muitas pessoas que compra marcas de referência associadas a este nicho nem sequer praticam surf, mas identificam-se. Uma marca de moda tem sempre de transmitir este escapismo ao público.”
Apesar da prática desportiva continuar a ser um dos pilares da marca, o objetivo é chegar a um público mais abrangente. No fundo, destina-se “a todos que valorizam o espírito de verão, o mar, que gostam de explorar e não se acomodam”, sublinha. Ou não fosse “live in adventure” o lema da Surfiety.

Numa fase inicial, a marca disponibiliza apenas 150 unidades de quatro modelos em tons neutros, que vão do bege ao azul-marinho. Feitas 100 por cento em algodão, os designs são unissexo e contam apenas com o detalhe de um logótipo bordado de borma muito subtil no peito.
“Esta coleção serve como um teste para perceber a tração no mercado. Temos muitos seguidores, mas a maioria acompanha-nos à procura de conteúdo inspirador”, refere. “A nível de vendas está a ser muito positivo, mas não queremos avançar já com uma produção contínua.”
Para acompanhar a estreia, Francisco estabeleceu uma parceria com a conceituada cadeia internacional Lapoint Surf Camps, com quem está a organizar um giveaway especial para uma surf trip ao Sri Lanka. A compra de uma das T-shirts equivale a uma participação no sorteio, que termina quando as peças esgotarem.
Desde o início, o fundador decidiu que queria que a produção fosse nacional. Todos os modelo são produzidos numa fábrica em Lisboa. “Existiam várias formas de explorar este passo, mas queríamos uma que nos desse garantias de qualidade.”
Se a resposta do público for positiva, a ideia é ir além das T-shirts e ter uma gama com sweatshirts, camisas e até calças. O design vai manter-se sempre o mais minimalista possível, variando sobretudo nas cores.
Com vendas para vários países, como nos EUA, Austrália e até Tailândia, Francisco quer continuar a alavancar uma comunidade através da Surfiety. Um dos objetivos é apresentar as peças em espaços físicos e, um dia, conseguir ter a marca presente num surf camp internacional.
Os primeiros modelos estão disponíveis no site da etiqueta e cada um custa 29€.
Carregue na galeria para conhecer as primeiras propostas.