A partir de 1 de janeiro de 2025, a Amazon irá implementar novas políticas de devolução com o intuito de reduzir os custos operacionais. Embora a plataforma assegure que os utilizadores não sentirão impacto, essa afirmação pode não ser totalmente precisa.
As mudanças nas políticas de devolução estão ligadas ao aumento das taxas impostas aos vendedores. Isto significa que, no caso de devolução de produtos, aqueles que comercializaram os artigos terão de suportar custos superiores aos atuais. Contudo, as categorias de roupas, óculos, sapatos e acessórios estarão isentas desta nova regra.
Para se adaptarem a estes custos adicionais e evitar encargos extra devido às devoluções, é provável que os vendedores comecem a aumentar os preços dos produtos disponíveis na Amazon.
Os pequenos vendedores, definidos como aqueles que movimentam menos de 25 unidades por mês, não serão afetados por esta alteração. Adicionalmente, os compradores continuarão a dispor do prazo habitual de 30 dias para devolver um artigo, desde que este se encontre “novo, sem uso e completo”.