Lojas e marcas

Teve cancro, ficou sem cabelo e está a dar lenços a todas as mulheres em quimioterapia

No mês da consciencialização sobre o cancro da mama, Beatriz Oliveira quer ajudar as vítimas com a autoestima.
Sempre uma lady.

Como acontece com tantos outros pacientes, a quimioterapia tirou a Beatriz Viegas todo o seu cabelo e sobrancelhas. O diagnóstico de cancro da mama chegou em janeiro deste ano e a operação aconteceu na semana seguinte. Só depois iniciou os tratamentos.

A notícia foi recebida como um choque. “Ninguém espera ter um cancro aos 33 anos, mas tentei ao máximo manter a normalidade e não deixar que a doença tomasse o controlo da minha vida”, revela à NiT. Até receber o diagnóstico final, a ansiedade foi agravada pelo pico nos contágios de Covid-19 em Portugal. Depois disso, aconteceu tudo “à velocidade da luz”.

Foi durante os tratamentos que percebeu a importância da autoestima para quem está a passar por aquela situação. Beatriz explica que certos estudos mostram uma ligação direta entre o amor-próprio e a superação de um cancro. A portuguesa sempre teve cabelos compridos, que gostava de pentear de várias formas diferentes, orgulhava-se das suas sobrancelhas, de ter pestanas longas. “Ao ficar sem nada, percebi que não é isso que me define”, afirma.

Durante o processo, descobriu que os lenços ajudavam a lidar com as mudanças físicas. Foi isso que a levou a criar a Lady dos Lenços, um projeto que quer ajudar outras mulheres a superarem o estigma “tenho cancro, estou horrorosa”, como o descreve.

Ainda que estejamos a viver o momento mais feio das nossas vidas, devemos fazer um esforço para nos sentirmos bonitas. Na maioria dos dias não é fácil, os tratamentos são muito intensos e a vontade de tirar o pijama é praticamente nula, mas é importante trabalharmos na nossa autoestima para evitar depressões e outros fatores que não ajudam no sucesso dos tratamentos”, comenta.

Lady dos Lenços
Alguns donativos da Lady dos Lenços.

Beatriz terminou a quimioterapia recentemente. Só vai saber os resultados finais daqui a cerca de seis meses, mas diz que não pensa muito nisso. “Sentia-me bonita mesmo quando estava sem cabelo e tenho a certeza que esse foi o fator essencial no sucesso dos meus tratamentos.”

O que faz com a Lady dos Lenços é enviar gratuitamente um lenço a todas as mulheres que estejam a passar pelo processo de quimioterapia, para as ajudar a cuidar da imagem.

Tudo começou em maio deste ano, com uma caixa de 150 lenços que comprou para trabalhar num outro projeto que acabou por não se concretizar. Assim que criou a Lady dos Lenços, começou a receber envelopes e caixas com doações de outros modelos, tanto novos como usados, vindos de armários de pessoas ou de marcas que criaram especialmente propostas para este projeto, com sobras de tecidos.

“Passou a ser um projeto de todos os que estão a enviar lenços como donativos e a contribuir para o envio dos mesmos”. Até agora, já enviaram mais de 250 lenços a mulheres que precisavam.

Na página de Instagram com o mesmo nome (que já conta com mais de quatro mil seguidores), coloca pequenos tutoriais onde ensina várias formas de colocar lenços na cabeça — “e estarem prontas para arrasar, mesmo que seja só para comprar pão ou dizer ‘olá’ no Zoom”, acrescenta.

“Os styles para doentes oncológicos no YouTube são horríveis, ninguém merece, já basta a doença”, comenta, divertida. “Sou bem disposta, mas não sou, de todo, influencer, e custa-me muito fazer cada vídeo porque fico desconfortável à frente da câmara.” No entanto, explica, sente-se feliz por ajudar outras “ladies” a sentirem-se bonitas.

Outubro é o Mês da Consciencialização para o Cancro da Mama e Beatriz quer fazer passar a sua mensagem. Quem estiver a enfrentar um cancro ou uma situação semelhante e quiser um lenço, pode contactar a empreendedora através do site oficial ou da conta de Instagram da Lady dos Lenços.

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Lady dos Lenços (@ladydoslencos)

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT