Lojas e marcas

The Dudes. Nova loja “fora da caixa” de Lisboa tem peças para boémios e sarcásticos

O espaço combina roupa disruptiva com uma galeria de arte. A marca nasceu na Alemanha e está a espalhar-se pela Europa.
A marca nasceu em 2010 em Berlim.

É boémia, sarcástica e até provocadora. Quem visita a The Dudes — pensada para skaters, artistas ou qualquer pessoa com sentido de humor —, é logo apresentado à ironia presente em cada peça. Numa das T-shirts em destaque, o bolso no peito esconde um coelho aparentemente inocente que, ao ser revelado, surpreende com um pénis visível.

A roupa com estampados disruptivos surge rodeada de um ambiente com peças de arte, design, tatuagens e o Fucky the Bear, um urso com ar desleixado e sorriso irreverente que se tornou uma espécie de mascote satírica. Cada detalhe é pensado para refletir o lema da marca, “we don’t give a fuck”.

Após ter chegado a Berlim, a Londres e a Praga, The Dudes trouxe a sua atitude ácida para a LX Factory, em Lisboa. A primeira loja da etiqueta alemã no nosso País abriu em agosto e funciona não só como uma mostra de todas as coleções, mas também como uma espécie de galeria.

“Já conhecia a marca há algum tempo e até tinha algumas peças presentes noutra loja que tenho. Vendia muito bem”, conta Hugo Batista, o proprietário do ponto de venda, à NiT. “Por curiosidade, falei com os donos e chamei-os cá para explicar a ideia. Ficaram encantadíssimos pelo spot.”

A história da The Dudes começou a ser escrita em 2010, por um grupo de amigos, em Berlim. O objetivo unânime era desenvolver um negócio que lhes permitisse explorar os interesses e estilo de vida de cada um, incluindo skate, música, tatuagens e graffiti.

Após colaborações com vários artistas, uniram-se ao francês Matthieu Bessudo, mais conhecido como McBess, atual coproprietário da empresa. O artista queria uma plataforma para partilhar todo o imaginário que faz parte da sua arte e, desde então, desenvolveu uma estética única e exclusiva.

Junta arte, design e tatuagens.

A maioria das ilustrações são inspiradas nos clássicos desenhos animados dos anos 20 e 50, mas com um twist moderno. “Não são peças normais, mas algo que não se encontra em mais lado nenhum”, acrescenta. “Tem elementos que, se a pessoa reparar com alguma atenção, gozam com a nossa própria sociedade ou statu quo.”

Na roupa, estão expostas T-shirts, calções, sweatshirts e calças, assim como acessórios e carteiras com designs gráficos e fora da norma. É na parte superior da loja que surge uma espécie de galeria de arte onde estão à venda os art prints produzidos por McBess ou por outros artistas.

“Utilizamos cada loja como uma forma de exposição. Tudo o que vês é como se fossem os padrões que o fundador cria, desenhando pontinhos com máquinas de tatuagem, mas em vez de estarem num quadro já estão em peças de roupa”, explica Hugo.

Cada localização da marca tem o seu ambiente particular, mas todas partilham o humor inconfundível da The Dudes. A linha divide-se entre as edições temáticas e os clássicos, disponíveis todo o ano, que combinam os tons neutros com os grafismos sarcásticos — os modelos com mais procura.

Peças disruptivas não faltam. Hugo destaca a linha Unathletics, com cortes e desenhos que brincam com a cultura do desporto. “Não somos contra, mas vivemos mais do sentimento boémio. Até posso gostar de ver basquetebol, mas é com os meus amigos e com uma cerveja na mão.”

O grupo também está ligado ao universo da culinária — e até tem uma cadeia de restaurantes, Food Court —, então têm várias camisas com desenhos de nacos de carne e cogumelos, entre outros exemplos “aparentemente disparatados”, usados como farda nos restaurantes.

Alguns dos estampados.

Na loja, há ainda uma linha de tatuagens (devido à ligação à CoolInk, outra empresa dentro do grupo The Dudes) com desenhos como o Anti-Cristo ou outros motivos associados ao Halloween. “Mas são para o ano todo. É bastante variado”, sublinha.

Quanto à produção das coleções, a The Dudes prima pela qualidade das matérias-primas e dos produtos, escolhendo a dedo fornecedores com certificados OEKO-TEX (sem substâncias nocivas) e SEDEx (responsabilidade social e ambiental). As peças são feitas na Europa e criadas para durar.

Com várias lojas a surgir na Europa, a The Dudes prevê desenhar uma coleção-cápsula com pequenos apontamentos inspirados em Lisboa no próximo ano. O Fucky the Bear vai continuar a ser o protagonista e pode aparecer a andar de elétrico ou com uma sardinha na mão.

Todas as peças da The Dudes estão disponíveis no site da marca, assim como no novo espaço em Lisboa. Os preços das T-shirts começam nos 39€.

Carregue na galeria para ver mais imagens da loja e conhecer melhor o conceito.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua Rodrigues de Faria 103 LX Factory, Ed. i, Piso 1
    1300-501 Lisboa
  • HORÁRIO
  • Todos os dias das 11h às 19h30

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT