A epifania deu-se durante uma viagem a Madrid, no verão de 2023. Quando Tiago Teixeira, conheceu o namorado da melhor amiga, Marcos Silva, perceberam logo que tinham vários interesses em comum. Nessas férias, os jovens de 18 e 19 anos descobriram que partilhavam também o sonho de lançar uma marca de roupa.
“Durante as conversas, delineámos o objetivo: criar um projeto com peças que gostávamos e não encontrávamos em lado nenhum”, começam por explicar os fundadores à NiT. Outros dos desejos da dupla de empreendedores era dar resposta aos desejos de um público mais jovem.
Tiago, que começou a trabalhar como modelo, sempre teve uma forte ligação ao mundo da moda. Esta experiência, combinada com influências como a música, o surf e o skate, levou-o a idealizar modelos oversized, descontraídos e que podem ser conjugados entre si.
O conceito da Three Sixty Project acabou por surgir de forma orgânica. Lançada em fevereiro, a nova marca de streetwear nacional é baseada uma série de coleções-cápsula com edições limitadas. A primeira linha tem apenas cinco modelos, que só serão relançados quando esgotarem.
“Vão surgindo propostas novas a cada dois meses, sempre com designs diferenciados e fora da caixa”, explica Tiago. “São [novidades] extremamente limitadas e exclusivas. Queríamos evitar ver muitas pessoas a usarem as mesmas peças de roupa e, ao mesmo tempo, promover o conforto.”
O lançamento de estreia aposta em cores neutras e pastéis, mas com desenhos coloridos e chamativos. É o caso da sweatshirt, onde o azul pastel do fundo contrasta com desenhos mais elaborados ou estampados psicadélicos. “Change is coming”, lê-se nas costas de uma das peças.

Os desenhos foram todos criados pelos dois amigos. As peças são produzidas em pequenas quantidades numa fábrica em Barcelos, que materializou os esboços que até então estavam limitados ao papel.
O nome, Three Sixty Projects, surgiu durante o brainstorming inicial. “Tínhamos 20 ou 30 que considerávamos interessantes, mas este foi o que mais gostámos. Apesar de não ser curto nem fácil de pronunciar, transmite movimento, energia e dinamismo.”
No futuro, Tiago e Marcos querem apostar em cores ainda mais arrojadas, que transmitam a sensação de intensidade. “Como somos tão novos, também refletimos essa identidade através do nosso estilo de vida.”
Os próximos modelos podem ter novas formas, mas a premissa dos fundadores irá manter-se. “Queremos que a reação às as nossas peças seja positiva ou de espanto”, sublinham.
As criações da Three Sixty Projects estão disponíveis online, com preços entre os 20 e os 55€.
Carregue na galeria para ver alguns dos modelos.