Rita Araújo e Francisca Barroso, ambas de 24 anos, são amigas desde o primeiro ano da faculdade e têm percursos de vida muito semelhantes. “Acho que fomos sempre uma inspiração para a outra”, começam por contar à NiT. Em comum, descobriram que partilhavam uma paixão pela moda e uma vontade de tornarem esta indústria mais sustentável.
Foi por isso mesmo que resolveram juntar-se para se candidatarem a uma bolsa na StartUp Voucher, em novembro de 2019. Apesar de não a terem conseguido, o sonho já lá estava: em março de 2020, candidataram-se de novo e acabaram por ter um dos projetos vencedores, com uma pontuação quase máxima. “Durante os dez meses seguintes tivemos apoio orçamental e acesso a mentoria, o que nos permitiu solidificar a nossa ideia”.
A 31 de março de 2021, lançaram finalmente a Trend Circle no mercado português, uma plataforma online que permite comprar, vender e alugar produtos de moda em segunda mão de marcas de luxo e premium. “Os nossos produtos são todos autênticos e estão disponíveis tanto para homem como para mulher.” Burberry, Prada, Louis Vuitton e Gucci são algumas das etiquetas que vai encontrar por lá, mas também há opções mais acessíveis, como a Bimba y Lola, Michael Kors, Furla e Carolina Herrera, além de designers portugueses como Anabela Baldaque ou Luís Buchinho.
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As duas amigas conheceram-se em 2015 na Faculdade de Economia do Porto, trabalharam juntas durante um ano na área financeira da Adidas e estão agora a acabar um mestrado em Gestão na mesma faculdade onde se licenciaram. Durante o mestrado, estudaram em Roma, em Itália, e Barcelona, em Espanha, onde visitavam muitas lojas em segunda mão. Foi na cidade espanhola que se apaixonaram por uma carteira vintage da Burberry que acabou por ser um dos primeiros produtos que venderam na Trend Circle. “Vai sempre ser especial para nós”, recordam.
Com o apoio monetário da bolsa, começaram por comprar algum stock inicial, o que lhes permitiu lançar a plataforma com alguma oferta e variedade. “Além disso, fizemos parcerias com outras lojas de segunda mão que não têm uma presença digital tão forte e que colocaram os seus produtos à venda no nosso site”, contam.
Neste momento, já estão a apostar em parcerias com outlets e designers que queiram vender os restos de coleções, para terem artigos nunca usados com descontos que chegam aos 80 por cento.
“Os nossos produtos são vendidos a preços muito apelativos. Há artigos à venda entre 10 e 50 por cento do valor original e, no caso do aluguer, os preços são aproximadamente cinco por cento do valor original.” Estes valores variam de acordo com o estado do produto, marca, material, popularidade, antiguidade e modelo.
No site da Trend Circle, vai encontrar roupa para homem e mulher, calçado e acessórios em segunda mão com descontos que chegam aos 90 por cento. Carregue na galeria para conhecer algumas das peças.