Lojas e marcas

Tropical Bud: a marca que quer quebrar os mitos do CBD lançou uma loja online

A plataforma aposta na promoção do bem-estar através dos benefícios da substância derivada da canábis. Vende óleos, flores ou cosméticos.
As propostas estão à distância de um clique.

O mercado de produtos à base de canábis tem crescido rapidamente em Portugal. Ainda assim, o fenómeno sustentado pelos adeptos do ingrediente levanta várias questões, alguma resistência e muita curiosidade. Para todos os que querem explorar os benefícios das substâncias que compõem esta planta, não faltam cada vez mais espaços — físicos e digitais — para esclarecer as dúvidas.

Com lojas físicas em Almada, na Amadora, na Ericeira e no Seixal, a Tropical Bud está agora disponível em todos os cantos do País. O negócio chegou ao online a 24 de janeiro e dispõe de uma grande variedade de produtos certificados de CBD tais como cosméticos, flores, óleos, vaporizadores, comestíveis, entre outros.

Para os menos conhecedores destas siglas, passamos a explicar: CBD é a abreviatura de Canabidiol, uma das mais de 100 substâncias químicas (canabinóides) encontrada na planta Cannabis Sativa L. Não é uma substância psicotrópica, por isso, não tem um efeito psicoativo, nem produz euforia ou intoxicação.

“Acreditamos que o futuro destas lojas passa pela experiência que dão, mas o panorama é diferente. Abriram muitas lojas online que fazem concorrência aos espaços físicos. Muitos consumidores optam por comprar sem sair de casa ou até a marcas de outros países europeus”, explica à NiT João Borges, 29 anos, um dos responsáveis da marca.

A concorrência tem dificultado “a performance das empresas locais”, o que levou a uma alteração do modelo de negócio após três anos de sucesso. No entanto, o porta-voz reforça que mantêm “um esforço enorme para a inovação” nos quatro pontos de venda.

O projeto nasceu em 2020, quando João se juntou a três amigos — Vasco Vitorino, 27, Tomás Marques, 27, e Pedro Marques, 29 — com espíritos empreendedores. Decidiram então abrir o primeiro espaço em Cacilhas, a cidade onde viviam. Em comum, tinham a paixão pela indústria do cânhamo e a vontade de mitigar os preconceitos em torno de produtos feitos com este ingrediente.

O responsável explica: “O site não está 100 por cento focado nas vendas, pretende também educar o consumidor. O futuro do cânhamo depende muito da informação das pessoas para que possam usar a planta e os seus derivados em segurança e de forma eficaz”, beneficiando das vantagens.

Deixamos-lhe alguns exemplos. A capacidade de combater a ansiedade é talvez o efeito mais popular do CBD e a razão pela qual é tão popular. É usado ainda no combate às dores crónicas, ao acne e algumas pesquisas identificam-no como possível inibidor da dor inflamatória e neuropática.

“Temos uma boa variedade de produtos no site, mas ainda não temos tanta oferta como nas lojas”, explica. É o caso dos acessórios, que ainda não estão disponíveis na plataforma digital. “O foco é não confundir o consumidor ao entrar e ver milhares de propostas. Não o queremos deixar à deriva.”

Ainda assim, estão a planear aumentar o leque de produtos. Embora sejam sobretudo revendedores de fornecedores conhecidos no mercado, em 2023 está previsto o lançamento de uma gama de propostas de produção própria.

Quanto aos espaços físicos, por enquanto, vão manter-se pelos quatro spots atuais. Hoje em dia, a marca conta com 12 colaboradores, além dos sócios que fundaram o projeto. E estas inaugurações dificultam a gestão da empresa. O mais recente abriu em janeiro no Seixal, no número 89 da Avenida 1 de Maio, na Amora.

Se é uma das pessoas que preferem descobrir este mundo sem sair do sofá, o site já está no ar. A maior parte dos artigos vendidos pela Tropical Bud tem preços entre os 3€ e os 89€. Carregue na galeria para descobrir algumas das opções.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT