Lojas e marcas

Tupperware prepara-se para despedir dezenas de trabalhadores em Portugal

A fábrica nacional é a maior do grupo na Europa e está em funcionamento há mais de 40 anos. Já foram despedidos 100 funcionários.
Já tinham sido despedidos 100 colaboradores.

A fábrica da Tupperware em Portugal produz as suas embalagens em Constância, no distrito de Santarém, há mais de 40 anos. Apesar de ser a maior infraestrutura da multinacional na Europa, o aumento do custo de vida está a refletir-se na acentuada quebra nas vendas. Como consequência, o grupo norte-americano decidiu avançar para os despedimentos.

No mês de setembro, a inflação já tinha obrigado a que a empresa, uma das principais empregadoras da região, dispensasse 100 funcionários temporários. No entanto, o cenário tem vindo a agravar-se e, segundo apontam os relatórios, os postos de trabalho de uma parte significativa das duas centenas de efetivos estão em risco.

Desde o início do processo de rescisão com os trabalhadores efetivos, a 3 de novembro, a multinacional já rescindiu os contratos sem termo com oito funcionários. No entanto, a situação de fragilidade económica que a empresa atravessa vai traduzir-se no despedimento de mais trabalhadores.

“O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) está em contacto com o executivo municipal, com vista a orientar os trabalhadores que, entretanto, vão para o desemprego. A autarquia disponibilizou-se a arranjar um espaço no concelho para que o IEFP pudesse dar um acompanhamento mais próximo às pessoas”, diz Sérgio Oliveira, presidente da Câmara de Constância, citado pela “SIC Notícias”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT