Lojas e marcas

Uma loja ou uma gruta? Espaço da Metralha Worldwide reúne moda e arte urbana

Começou pelas calças personalizadas e já faz sucesso lá fora há oito anos. O primeiro ponto de venda no País fica em Famalicão.
A marca já tem oito anos.

Tudo começou em 2016 com a personalização de calças. Por gosto e necessidade, Tiago Ribeiro decidiu customizar vários pares, acrescentando bordados ou estampados. Tratava-se de um hobby até que as pessoas à sua volta repararam na exclusividade destas peças e os pedidos aumentaram.

Ainda numa fase inicial, o criativo, atualmente com 34 anos, começou a trabalhar com vários artistas urbanos. Uma das primeiras parcerias foi criada com Add Fuel, nome artístico de Diogo Machado, que já tinha projeção internacional. Aos poucos, o público começava a decorar o nome da Metralha Worldwide.

Nos últimos anos, a etiqueta cresceu e vestiu vários nomes conhecidos, como Ivandro ou Carolina Deslandes, fez parcerias com marcas como a cerveja Post Scriptum e, durante a expansão internacional, até abriu uma pop up store em nome próprio, em Amesterdão, no verão passado.

No ano em que comemora oito anos, a Metralha Worldwide abriu o primeiro espaço físico na Praça 9 de Abril, em Vila Nova de Famalicão, no dia 1 de dezembro. Por lá, os clientes encontram todas as propostas da marca portuguesa que nasceu para aliar a moda à cultura urbana.

“A oportunidade surgiu quando sentimos que o conceito tinha uma maior maturidade e estabilidade”, explica o porta-voz à NiT. “Havia necessidade de ter um espaço que transmitisse tudo o que a marca é o que se tornou.”

A par do ex-libris da etiqueta, que continuam a ser as calças, com diferentes tipos de lavagem e obras de arte bordadas nos bolsos, o ponto de venda junta T-shirts, hoodies e até corta-vento. Há várias coleções temáticas, assim como edições limitadas e novidades.

Desde o início, um dos objetivos da marca é integrar “a cultura do merchandising de impacto”. Nas suas coleções, são incorporadas várias mensagens ou crítica social em pequenos apontamentos, seja um bordado ou um estampado.

Junta streetwear e arte urbana.

Com cerca de 40 metros quadrados, o espaço é também “uma montra viva” com uma galeria que recebe obras de vários artistas plásticos, nacionais e internacionais. “Mais do que uma loja de roupa, é uma incubadora onde expomos peças e recebemos eventos”, sublinha.

A primeira colaboração foi desenvolvida com o artista contemporâneo R_gm, conhecido pelo estrito abstrato e surreal. A sua estética colorida contrasta com a paleta de cores mais neutra, escura e fria da loja.

O interior da loja foi pensado para se assemelhar a uma gruta, criando “uma casa de frieza criativa”, explica Tiago. Do teto às paredes, destacam-se as pedras esculpidas por uma equipa de artísticas plásticos, que as moldou para representar a origem do ser humano, que remete para as cavernas.

Já o nome, Metralha, também remete para o início, mas do negócio. “Surgiu da dificuldade”, recorda. “É impactante e representa a força, porque no início foi muito complicado materializar tudo o que tínhamos em mente. E estamos a representar as dificuldades de cada pessoa, de cada artista.”

Uma das novidades — uma espécie de “regresso às raízes” — é o serviço de personalização de peças. A partir de 2025, os clientes vão poder ter calças à sua medida, escolhendo o tipo de tecido, a lavagem da ganga, o fitting, os acessórios e o bordado que preferem.

Nos próximos meses, a equipa da Metralha Worldwide vai apostar em parcerias com artistas internacionais, algumas delas já fechadas. “A escolha tem a ver com o tipo de pessoa, a arte que produz e a forma como comunica com o público. Esta imagem é muito importante.”

Com presença em vários pontos do Globo, como Espanha, Alemanha, França, Suíça e Estados Unidos, a marca escolheu Famalicão não só por ser onde tudo começou, mas por “estar no centro do Norte”, entre distritos como Braga, Porto e Viana do Castelo, explica. “É bastante acessível e tem bastante movimento.”

Todas as peças da Metralha Worldwide estão disponíveis no site da marca. Há propostas a partir dos 9€.

Carregue na galeria para ver mais imagens da nova loja em Famalicão e conhecer melhor o conceito.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Praça 9 de Abril, 32
    4760-153 Vila Nova da Famalicão
  • HORÁRIO
  • Terça-feira a sábado das 10h às 18h
  • Domingo das 16h às 19h30

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT