Lojas e marcas

#UmaSóMarca: a hashtag que junta várias marcas portuguesas durante a quarentena

Cata Vassalo, Buzina, Pureza Mello Breyner Atelier e Bloom'in são algumas das participantes.
Campanha de Cata Vassalo.

Catarina Vassalo, dona da promissora marca portuguesa de toucados e outros acessórios Cata Vassalo, gosta pouco de estar parada. Quando se viu em pleno surto da Covid-19 em Portugal, começou a pensar em formas de se manter ativa. Em conversa com uma amiga, decidiu criar a #UmaSóMarca, uma hashtag que funciona como plataforma e agrega conteúdos de várias marcas portuguesas.

“Sentia que tinha que fazer alguma coisa. Estamos todos a viver um período difícil da nossa história e, mais do que nunca, é preciso termos esperança mas também começarmos a agir com as ferramentas que temos. Numa conversa com a minha amiga Inês chegàmos à conclusão que criar este movimento podia fazer a diferença porque, no fundo, todas as pessoas têm uma marca para deixar. Ou seja, todos temos um papel ativo tanto no presente como na reconstrução do futuro”, diz à NiT.

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Não canceles, adia… #umasómarca #casamentos2020

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A ideia é que qualquer pessoa tenha acesso, através da hashtag, a tutoriais, workshops e talks feitos por estas marcas. “Vamos comunicar muito através de vídeo. Acreditamos que neste momento é o tipo de comunicação que todos mais sentimos. As pessoas estão em casa a comunicar essencialmente através do telemóvel umas com as outras e o mais próximo que podemos estar das nossas interações humanas é através do vídeo.” 

No entanto, Catarina alerta que todas as sugestões são bem-vindas. “A nossa programação, em termos de conteúdo, não está fechada e vai sendo adaptada àquilo que forem sendo também os interesses e a vontade das pessoas, porque é disso que se trata tudo isto. Partilhar e acrescentar valor uns aos outros.”

Por enquanto, a #UmaSóMarca tem cinco nomes associados. Contudo, pode vir a ter mais. “Neste momento o grupo fundador é composto por mim com a Cata Vassalo; pela Pureza Mello Breyner com a Pureza Mello Breyner Atelier; pela Vera Fernandes com a Buzina; pela Marcela Mello Breyner Lagos com a Bloom’in; e pela Inês Teixeira-Botelho, que não tem uma marca. Mas queremos continuar semanalmente a crescer para alargarmos esta partilha e a fazermos chegar a mais pessoas”, explica.

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Sempre fomos marcas criadas para valorizar o singular. Prezávamos o contacto pessoal e o trato físico. Queríamos conhecer as nossas pessoas pelo nome e poder saber mais sobre elas. Nunca vos contamos muito da nossa história e dos nossos altos e baixos porque o que nos movia era ouvir a vossa. Na verdade, isto nunca foi sobre vender ou ter Clientes, foi sobre fazer o que mais gostávamos, com todo o orgulho e dedicação, para Vocês, que são quem nos inspira. Há uns dias a nossa vida mudou inesperadamente. Despedimo-nos dos nossos espaços e, com eles, das nossas pessoas e andamos a ajustar-nos para garantir que continuamos a construir e a entregar-vos os nossos sonhos, agora desde casa. Tal como Vocês, nenhuma de nós sabe o que aí vem amanhã mas sabemos que desistir não faz, nem nunca fez, parte do nosso ADN e que a experiência, o tempo e a dedicação que pomos em tudo só pode ser agora uma vantagem. Não pusemos de parte a nossa singularidade mas este é o momento de pensar e agir no plural para podermos fazer a diferença. Hoje isto não é sobre nós, é sobre todos nós e o todo é muito maior que a soma das partes. Já não somos só a @catavassalo , a @buzinabrand , a @bloomin_children ou a @pureza_mb_atelier . Hoje somos #UMASÓMARCA e queremos fazer parte dos vossos dias mas, ainda mais, do vosso amanhã. Construímos marcas, inspiramo-nos e aprendemos com outros, recrutamos pessoas, lidamos com crises, criamos coleções, arranjamos fornecedores, fizemos marketing, tivemos dores de crescimento e outras vezes levantamo-nos de tropeções emocionais e estratégicos. E agora queremos partilhar com todos Vocês o que aprendemos nestes nossos percursos através de conversas, de workshops, de talks, de tutoriais e de artigos. Quando tudo isto terminar vamos ter a oportunidade de continuar a construir do ponto onde paramos ou de renascer a partir do zero para mais e melhor. Queremos sonhar em conjunto com esse momento mas sobretudo que as partilhas #UMASÓMARCA contribuam para o fazermos da melhor forma. Se há coisa que o estar em casa nos ensinou é que tudo faz mais sentido juntos. A partir de amanhã partilhamos o planeamento para os próximos dias mas queremos sugestões! Vamos a isso!

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A melhor maneira de as pessoas seguirem a plataforma é através da hashtag, porém, os conteúdos podem ser partilhados noutros sítios. “Eles estão agregados no perfil de Instagram @umasomarca mas cada uma das marcas que fazem parte deste movimento comunicam também nos próprios canais. Também aqui o objetivo é potenciar a comunicação do todo através das partes e vice-versa.”

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