Lojas e marcas

Unsexfull: a marca de acessórios cheios de humor que “gozam com o sucesso”

As peças coloridas e irónicas contam com frases desmotivacionais, pensadas para "uma geração saturada de expetativas".
Um toque de ironia.

Catarina Rocha descreve as pessoas que a rodeiam como uma geração saturada de expectativas, mas capaz de rir de si mesma. Para ela, isso resulta da constatação de que a sociedade está excessivamente centrada na busca pela perfeição. “Cansámo-nos de perseguir o sucesso a todo o custo”, explica à NiT.

Com o tempo, a criadora de conteúdos e especialista em marketing de 29 anos libertou-se dessas pressões, decidindo adotar uma abordagem mais descontraída face ao fracasso. A partir dessa reflexão, surgiu a vontade de transmitir essa mensagem de forma subtil aos outros.

Assim, nasceu a Unsexfull, uma marca de acessórios com um toque de humor e boa disposição. Oficialmente lançada em setembro é inspirada no princípio “fail better”, ou seja, “falhar melhor”. Segundo Catarina, a marca pretende “descomplicar o impossível”. “Para nós, a vida não se resume a alcançar o topo — trata-se da leveza de nos sentirmos bem com quem somos”, explica.

Apesar de ter desenvolvido uma carreira na área do marketing, Catarina Rocha sempre alimentou o desejo de criar uma marca de vestuário. Contudo, a escolha acabou por recair nos acessórios — a forma mais simples de transmitir as suas ideias àqueles que “desistiram da busca pela perfeição e desejam celebrar o caos”.

Os modelos da marca são todos feitos à mão e apresentam frases desmotivacionais. Cada peça funciona como um manifesto e um lembrete, com coleções irreverentes e cores vibrantes, demonstrando que falhar pode ser mais divertido do que é habitualmente pensado.

A empreendedora iniciou o processo de criação a pensar nas frases ou expressões que poderiam estar associadas a este conceito. Durante o brainstorming, optou por aquelas que mantinham um toque de ironia. “Desejamos que cada colar tenha um significado pessoal, mas que também seja universal”, acrescenta.

Catarina com um dos colares.

Expressões como “late again”, “cansei” e “doing my worst” figuram entre as propostas, mas os bestsellers incluem o “muy frágil” e os chokers com a inscrição “not today”. Nas redes sociais, aumentam os pedidos por novas frases.

O nome da marca também reflete este lado divertido. “É uma forma provocadora de dizer unsucessful, porque era demasiado longo para usar”, esclarece Catarina. “Brinca com a pressão constante para sermos bem-sucedidos, e a geração Z identificou-se imenso com isso.”

Com duas coleções já lançadas, Catarina opta por um planeamento menos rigidamente definido, prevendo lançamentos mais esporádicos. Os próximos modelos poderão ser mais temáticos, guiados pela sazonalidade ou simplesmente criações que façam sentido naquele momento.

Além disso, é importante que se tratem de peças únicas. Todos os modelos são feitos em poucas quantidades para não haver muitos artigos idênticos nesta fase inicial, apenas dois ou três por modelo.

As peças têm sido bem recebidas e, por isso, Catarina tem planos de continuar a trabalhar, não apenas em colares, mas também em outros acessórios como pulseiras, anéis e até porta-chaves. A longo prazo, o objetivo é expandir ainda mais a oferta, incluindo acessórios de lifestyle e até vestuário.

Quanto ao futuro, Catarina admite que há colaborações com artistas de diversas áreas previstas. “Gostaria de dar um cariz mais artístico ao projeto”, conclui. E, se essas colaborações não se concretizarem, não há motivo para preocupação: “Está tudo bem em falhar”.

Todas as peças da Unsexfull estão disponíveis no site da marca, os preços variam entre os 7€ e os 15,90€.

Carregue na galeria para ver algumas das propostas.

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