Nem é preciso dominar o tema para saber qual a marca de sapatilhas que os skaters usam. A marca que surgiu na Califórnia em 1966 aliou-se naturalmente aos praticantes da modalidade, sobretudo com o lançamento de opções com solas especialmente desenhadas para melhorar a aderência à tábua. Falamos, claro, da Vans.
Dos modelos clássicos, que hoje são usados de forma casual mesmo por quem nunca se pôs em cima de um skate, a opções arrojadas, a marca norte-americana é conhecida por manter estilos retro dos anos 60 aos 2000 nos modelos que ainda comercializa. E isso ajudou a irem parar aos pés de todos os miúdos cool.
Prova disso é a aposta recente em fazer renascer o modelo Upland. Originalmente desenhado e lançado em 1999, o modelo “agora atualizado com uma nova sola, oferece máximo conforto e suporte com um design robusto”. A gáspea é feita de pele com um logo V que reflete a combinação do design retro com o estilo moderno.
Mas como a maioria das sapatilhas Vans, os Upland não servem apenas para deslizar em cima de um skate, ou sequer apenas para os rapazes.
Uma das grandes tendências dos últimos anos junto das it girls tem sido a combinação de um calçado mais chunky com saias e vestidos, para um outfit irreverente que foge ao estilo mais formal e clássico. É uma proposta que se adequa a todos os géneros, sobretudo para quem procura um look mais casual que faça jus ao street style.
O modelo está disponível em inúmeras cores. Entre tons mais simples, como o preto e o branco, a sugestões rosa (ou apenas com pormenores nesta cor) — para as verdadeiras girlies —, e até em tons neutros como bege e castanho, uma cor super tendência na próxima estação, são 14 o número total de cores disponíveis.
As sapatilhas custam 110€ e estão disponíveis online ou nas lojas físicas habituais. Os tamanhos disponíveis vão do 34,5 ao 47.