Lojas e marcas

Vai a um casamento no verão? Esta marca portuguesa tem vestidos lindos para alugar

As propostas da Rent a Char seguem sobretudo uma silhueta mais clássica e intemporal. Mas com cores para todos os estilos.
As propostas têm uma silhueta elegante.

Já sabemos que o verão é uma estação caótica para grande parte das mulheres, sobretudo por causa do número de casamentos e batizados que decorrem por esta altura. A principal preocupação é transversal a todas: o vestido que vão usar para cada cerimónia. Enquanto que os homens compram um fato que dura vários anos, elas não são fãs da repetição. Por isso mesmo, vão gostar de saber que existe em Lisboa uma loja com a solução para este enorme problema. Chama-se Rent a Char.

Carlota Loureiro, de 25 anos, conhecia bem esta dificuldade. Foi então que, em abril do ano passado, decidiu investir neste projeto onde as propostas não faltam. Agora, para esta temporada, chegaram várias novas opções que vai querer conhecer.

“Tinha muitos casamentos e festas, e já há alguns anos que estava sempre a comprar vestidos novos. Muitos deles não usei, outros vesti apenas uma vez”, conta a fundadora à NiT. A par deste trabalho tem um full time job na Repsol e está a tirar um executive master em inovação digital na Universidade Católica, após ter concluído a licenciatura de Gestão na mesma faculdade.

“Era uma pena desperdiçar, e era pouco sustentável ter tantos vestidos que não iriam ter uso”, acrescenta. Carlota queria promover a economia circular e tornar-se na resposta prática a uma problemática contemporânea. As peças são ideais para quem se identifica com o gosto da fundadora do projeto. Ou seja: a Rent a Char aposta sobretudo em modelos com silhuetas mais clássicas e elegantes — mas também tem cortes mais modernos.

Os macacões são outras das opções, outro dos estilos favoritos de Carlota. São também uma bela opção para usar em ocasiões formais como batizados ou eventos da empresa. É precisamente nestas alturas que as clientes mais passam pelo showroom antes de tomarem uma decisão.

Tudo o que lá encontra foi comprado pela proprietária e, como dissemos, em cada passagem pela loja encontrará sempre roupa nova. “Compro os vestidos pelo mundo todo, tenho alguns que são desenhados e feitos à medida. Estive na Califórnia, nos EUA, e comprei algumas peças em boutiques que é pouco provável que encontremos em Portugal”. Já em Roma, por exemplo, comprou um “macacão verde caqui super elegante que fica bem em maioria das pessoas, graças à silhueta intemporal.”

O processo de aluguer é bastante simples e direto. Um vestido curto custa 45€, enquanto que os de comprimento midi e macacões têm um preço de 50€. O período de aluguer também é bastante flexível. Pode levar o seu vestido de sonho dois ou três dias antes do grande evento, para experimentar e ver como é que o vai complementar. “Já surgiram ocasiões em que dei algumas semanas, porque as clientes iam para casamentos em Itália ou no Brasil”.

Os vestidos podem ser entregues à mão em Lisboa, mas é sempre recomendado que passe pelo showroom para ver se a peça assenta realmente bem no seu corpo. Por enquanto, Carlota não prevê enviá-los por correio, mas isso não impede que pessoas de fora da capital passem por ali. “Há uns fins de semana vieram cá pessoas de Coimbra. Já vieram também do Porto e até de Madrid.”

A experiência é bastante pessoal, mas nunca intrusiva. “Gosto de dar conselhos às pessoas, mas se só pedirem. Falo com cada cliente individualmente e digo o que pode ser melhor para a ocasião.” Este modelo de negócio prospera no verão, por razões óbvias. Mas também é um sucesso no inverno, graças às “festas de empresa e de Natal que acabam por haver nesta época que podia ser mais baixa.”

Para conhecer os vestidos, basta marcar uma visita ao showroom que fica em casa de Carlota nas Amoreiras, em Lisboa. Pode fazê-lo através do Instagram ou email (rentachar.info@nullgmail.com).

Carregue na galeria e conheça algumas das propostas deste novo catálogo da Rent a Char.

ver galeria

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Amoreiras
  • HORÁRIO
  • Segunda-feira a domingo das 13h às 14h e das 18h às 21h

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT