Cansado da área da restauração, Filipe Macedo decidiu, em 2015, abrir uma pequena loja em Guimarães. Iniciou o negócio com um “espaço reduzido numa viela da cidade”, cuja localização recôndita inspirou o nome da marca, que rapidamente transformaria num fenómeno com mais de 140 mil seguidores nas redes sociais.
Um ano depois, Mafalda Santoalha, atualmente com 32 anos, e amiga de Filipe (com 35), embarcou na aventura. Apesar de ambos não terem experiência prévia no setor, partilhavam uma paixão pela moda. Essa afinidade levou à abertura de uma loja maior, ainda no mesmo município, com uma forte aposta no comércio online.
A popularidade que ambos conquistaram permitiu-lhes expandir a presença do negócio rapidamente por várias localidades do País. Em 2022, inauguraram outra loja, na Rua Sá da Bandeira, no Porto. Meses depois, abriram um espaço no Arrábida Shopping, estreando-se também em Braga no início de 2024.
Contudo, o sonho de chegar a Lisboa ainda estava por realizar. Em setembro, a Viela instalou-se em Campo de Ourique, num espaço de cerca de 100 metros quadrados. A receção por parte dos clientes foi calorosa, com muitos a exclamar: “finalmente”.
“Tínhamos imensos pedidos de pessoas da cidade ou do sul do País que nos queriam conhecer. Notámos essa vontade ainda mais durante a inauguração, que superou as expetativas”, conta Mafalda à NiT. “Já estávamos à procura desta oportunidade há algum tempo, mas não tínhamos pressa.”
A principal dificuldade, explica, foi “perceber qual seria o melhor local” para a estreia, dado que não são de Lisboa. Quando decidiram explorar o bairro de Campo de Ourique, conhecido pelo movimento e pelos negócios que crescem a olhos vivos, não hesitaram.
Tal como nas outras lojas da marca, são apresentados novos artigos quase todas as semanas, incentivando o regresso das clientes. “Muitas vezes, fazem uma encomenda num dia e, no seguinte, veem que lançámos outra peça que querem acrescentar ao pedido.”
A par desta oferta, Filipe e Mafalda também asseguram a reposição do stock das propostas que esgotam rapidamente. O objetivo é “oferecer às clientes as melhores tendências de cada estação, mantendo uma relação de grande proximidade e fidelidade”.
Ver esta publicação no Instagram
Esta loja mantém a identidade dos restantes pontos de venda da Viela. A decoração, com uma estética limpa, predominância de tons brancos e uma iluminação abundante, destaca as propostas que frequentemente aparecem nas redes sociais.
Muitas clientes descobriram a marca nos feeds do Instagram. As peças da Viela rapidamente conquistaram o armário de várias figuras públicas, incluindo influencers como Madalena Abecasis e Patrícia Claro, ou atrizes como Jessica Athayde e Sofia Ribeiro.
“[A Madalena] foi uma grande impulsionadora do nosso sucesso. Quando começámos a trabalhar com ela, ainda não tinha muitos seguidores nem trabalhava com marcas”, recorda. “Entrámos em contacto, enviámos algumas coisas e não foram discutidos valores. Tudo fluiu naturalmente.”
O estilo casual é uma das características dos bestsellers da marca. Destacam-se as blusas, que fazem parte do catálogo durante todo o ano, seja verão ou inverno, bem com os vestidos. “Já sabemos o que as clientes apreciam.”
A diversidade das ofertas é assegurada pela produção própria, uma vez que a Viela possui um armazém, com escritório e confeção, em Guimarães. Além disso, colaboram com fornecedores de França, Espanha e Itália para atender às necessidades das clientes.
Com a nova loja inaugurada e mais um objetivo alcançado, Mafalda salienta que a estratégia continuará a privilegiar o digital, apesar de “muitas mulheres valorizarem a experiência de ver e experimentar as peças”. A chave do sucesso está, de facto, na capacidade da dupla de satisfazer uma variedade de pedidos.
Carregue na galeria para ver mais imagens da nova loja Viela e descubra as novidades no site.