Lojas e marcas

Violeta no Mundo: a florista em Campo de Ourique que se tornou num paraíso natalício

O branco das paredes cria um fundo perfeito para o vermelho, verde e dourado que ali ganham vida. Além disso, tem flores lindas.
É impossível não reparar nos tons natalícios.

Oferecer flores é um daqueles destes gestos que nunca saem de moda, especialmente quando nos presenteiam com as nossas favoritas. Para alguns não são apenas um prazer estético e olfativo, mas sim um estilo de vida.

João Piano era apenas um jovem — tinha por volta de nove anos — quando se apaixonou pela arte das flores. “Desde pequeno que tinha muita habilidade e agilidade para criar arranjos florais”, conta à NiT. O talento natural era tanto, que não precisou de se formar na área. “Sempre fui autodidata”, afirma com orgulho.

Uma década depois, quando tinha 20 anos, arranjou o seu primeiro emprego que estava, indiretamente, ligado a esta paixão de miúdo. “Comecei a fazer montras, onde usava flores imensas vezes”. Entretanto surgiu a oportunidade de fazer arranjos numa loja em Lisboa. “Foi aí que dei o pulo”, explica o florista de 52 anos.

O desejo por algo novo cresceu e há 11 anos abriu a sua primeira loja de flores. Tal como em muitos outros projetos, a pandemia teve impacto, mas João Piano não se deixou abalar. Na verdade, aproveitou o confinamento para se reinventar e dar uma nova vida à Violeta no Mundo.

Com chegada do Natal, o empreendedor mudou completamente o espaço. Segundo nos conta, a mudança é algo banal numa florista, visto que a cada semana têm produtos novos, com o objetivo de surpreender os clientes. Uma coisa que torna fácil quando se tem muita criatividade, como é o caso. “A partir de uma única peça consigo criar uma coleção inteira”, confessa.

Para celebrar a quadra natalícia, encontramos bonecos de biscoitos de gengibre decorados com chapéus e candy canes, decorações natalícias (que são vendidas entre os 5€ e os 25€), uma árvore de Natal, arranjos da época festiva com flores frescas e, acima de tudo, a presença marcante dos tons vermelhos, verdes e dourados. Graças ao fundo branco oferecido pelas paredes claras do espaço, somos transportados para uma verdadeira winter wonderland em pleno Campo de Ourique. A inspiração surgiu do “Natal clássico”, passado junto da família — algo que em 2020 não foi tão fácil.

A Violeta no Mundo não aposta apenas nas flores, mas também em produtos que o proprietário define como sendo de lifestyle: jarras, vasos com plantas, têxteis, velas, perfumes de casa de marca própria, guardanapos, cartões de Natal e até agendas para o próximo ano. Embora os transeuntes fiquem totalmente encantados quando passam pela florista, João Piano conta-nos que maior parte das suas flores vão diretamente para hotéis e casamentos.

Já a pensar na passagem de ano, o proprietário afirma que o vermelho e o verde serão trocados por uma dose ainda maior de dourado. Em 2022 pretende abrir uma loja online, “não só para direcionada à zona de Lisboa, mas para o País inteiro”, ao mesmo tempo que continua a “surpreender os clientes com ideias e produtos diferentes.”

De seguida, carregue na galeria para descobrir este paraíso natalício em Campo de Ourique.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua Correira Teles 55, Campo de Ourique
    1350-099 Lisboa
  • HORÁRIO
  • Segunda-feira das 13h às 19h
  • Terça-feira a sábado das 10h às 13h30 e das 14h30 às 19h

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT