Conheceram-se num encontro budista em Óbidos, em 2017 e, desde então, ficaram amigos. Vítor Wang, de 21 anos, e Marcelo Zhang, 23, foram inscritos pelos pais no campo de férias que se realiza anualmente. Durante essa semana, participaram em várias atividades que incluíam orações, sessões de meditação e aulas sobre a religião, e acabaram por descobrir vários interesses em comum — nomeadamente por terem ambos ascendência chinesa.
Uma das paixões comuns, que só identificaram mais tarde, é o mundo da moda. Marcelo Zhang tem mesmo deixado a sua marca em campanhas e passarelas internacionais, tornando-se o rosto de marcas como a Balenciaga e a Dolce&Gabbana. Neste caso, limitou-se a aceitar o convite do amigo.
“A ideia surgiu quando ia de metro para o trabalho e reparei numa rapariga que tinha um lenço na cabeça. Chamou-me à atenção porque não era habitual ver pessoas com aquele tipo de peça”, conta Vítor à NiT. Ficou intrigado, e rapidamente concluiu que “não associava aquele acessório específico com a assinatura de nenhuma marca”.
Ao perceberem que este segmento era pouco explorado no mercado nacional, os dois jovens, nascidos em Portugal, criaram a Vizbon — uma junção de “visão” e “Lisbon”. Lançaram a primeira coleção — designada Alfama — em julho, repleta de propostas em seda, com estampados inspirados nos típicos azulejos portugueses.
“Estávamos a tentar contar uma história e fazia todo o sentido ser algo relacionado com a idade onde nascemos”, acrescenta. Não faltam os tons de azul que todos associamos a estas peças de cerâmica, também há opções de lenços com tons mais rosados e outras combinações coloridas.
Um dados motivos que os levou a apostarem nesta peça foi a sua versatilidade. Pode ser usada na cabeça, ao pescoço, como substituir top ou até como saia. Na verdade, adapta-se a várias partes do corpo e confere um toque inesperado a qualquer look.
Todas as peças são feitas nas fábricas dos tios de Vítor, no norte do País, com sedas exportadas por familiares que ainda vivem na China. Os tecidos asiáticos, “dos melhores que há no mercado”, são uma forma de manterem a ligação às origens, com a segurança de serem fornecidos por pessoas em quem confiam.
Se tem uma conta no TikTok, é possível que já se tenha cruzado com a marca. Sobretudo graças aos vídeos virais onde os fundadores surgem nas ruas a perguntar aos transeuntes o que estão a usar e a descobrir um pouco mais dessa visão. “Queremos mostrar os nossos valores através destas plataformas. As redes sociais têm um papel cada vez mais importante para ganhar uma nova audiência”, explica.
A ideia é lançar um site até ao final de setembro, mas, até lá, as encomendas podem ser feitas através da página de Instagram da marca. Cada lenço de seda custa 49€.
Aproveite e carregue na galeria para ver mais imagens dos modelos da Vizbon e várias formas de os usar.