Lojas e marcas

Wewood: a nova loja com design nacional de excelência no centro de Lisboa

A madeira maciça é a protagonista do novo espaço da capital. A marca que existe há 12 anos é um sucesso internacional.
A marca é um sucesso internacional.

A trajetória da Wewood apresentou um desenvolvimento atípico. Fundada em 2012, a marca iniciou a sua atuação já a pensar no mercado internacional, participando em grandes feiras de decoração e eventos globais. Com uma clientela que se estende dos EUA à China, a atenção ao mercado português só surgiu após a pandemia.

Começaram por abrir um espaço no Porto, em 2012, com a ambição de se expandirem. Volvidos dois anos, a Wewood, que se descreve como “uma das mais importantes marcas nacionais de mobiliário”, inaugurou uma loja em Lisboa, nas proximidades da Avenida da Liberdade, a 3 de outubro, refletindo o estilo da marca.

“Queríamos estar mais próximos das fábricas, mas a maioria dos nossos clientes finais está na capital. Viemos ao encontro das pessoas que procuram este tipo de decoração e têm o poder de compra para a adquirir”, conta à NiT o responsável pela comunicação, Hugo Ferro.

Além disso, queriam posicionar-se numa zona comercial, tendo escolhido o centro de Lisboa, o qual tem sido ocupado por grandes marcas internacionais, como a italiana Molteni&C, que também se estreou na Avenida, e a Minotti, que escolheu o Chiado.

Com cerca de 200 metros quadrados, a loja funciona como uma área de exposição distribuída por dois andares. Além de apresentar toda a coleção da Wewood, também inclui peças de marcas internacionais de segmentos como o têxtil, a tapeçaria, a cerâmica e iluminação, entre outros.

O edifício, em estilo Pombalino, passou por várias obras e é caracterizado por “paredes em serpentina, que criam espaços adaptáveis para o mobiliário à escala humana”, explica Hugo. Outra das mais-valias é o facto de serem também versáteis, permitindo a alteração de cor ou textura consoante a época do ano ou a coleção em exibição. “A ideia é recriar os ambientes de uma casa”, sublinha.

A diretora criativa, Joana Marcelino, que é neta de um marceneiro e formada em arquitetura, concebeu todos os espaços da loja. Os clientes podem explorar diferentes áreas que representam salas, quartos ou escritórios de sonho.

Cada canto recria o ambiente de uma casa.

O catálogo da Wewood destaca a madeira maciça de nogueira e carvalho, oriunda dos Estados Unidos, respeitando a textura natural destes materiais. Para complementar a estética sóbria e intemporal, utilizam-se também mármores, peles e alguns metais.

O ponto de venda não se limita à coleção da marca, mas apresenta uma seleção rigorosa de novidades. Entre os destaques estão a secretária Metis, desenhada por Gonçalo Campos, e a cadeira Botero, resultante da primeira colaboração com o designer brasileiro Fabricio Ronca. A oferta inclui também linhas recentes do belga Alain Gilles e “a cama dos sonhos” de Christian Hans.

Nos próximos tempos, a Wewood continuará a concentrar-se no mercado nacional. No entanto, se a expansão correr conforme planeado, a marca pretende voltar a explorar o estrangeiro. Em 2019, decidiram abrir um showroom em Londres, no edifício Heal’s em Tottenham Court Road, com o intuito de atrair mais clientes. Contudo, a inauguração coincidiu com o Brexit e a mostra acabou por ser encerrada durante a pandemia.

Ainda assim, a marca tem a intenção de abrir lojas nas principais capitais europeias, como Paris, Milão e há ainda a possibilidade de um regresso a Londres nos próximos anos. “Tudo vai depender do mercado”, finaliza Hugo.

Carregue na galeria para ver mais imagens da nova loja, a dois passos da Avenida da Liberdade.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua Rosa Araújo, 31
    1900-137 Lisboa
  • HORÁRIO
  • Terça-feira a sábado das 10h às 19h

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