Foi Angela Trigo da Roza, a bisavó da fundadora, que deu nome à marca que alia o requinte asiático ao trabalho artesanal português. A Wheat & Rose (em português, trigo e rosa, respetivamente) foi criada por Maria Veloso em homenagem à matriarca da família que viveu metade da sua vida em Hong Kong. Com o sucesso do negócio online, a designer decidiu abrir a sua primeira loja física, em Campo de Ourique, a 9 de abril.
Caracterizada pelas peças de affordable luxury, a insígnia é movida pela importância da experiência de compra. “Tocar nos tecidos e ver como os modelos assentam é essencial para que as clientes compreendam os valores das peças e a qualidade das mesmas”, conta à NiT Maria Veloso.
Com a inauguração, passou a ser possível experimentar as peças versáteis da marca no número 153C da rua Silva Carvalho, em Campo de Ourique, “um dos bairros mais cool de Lisboa”. A oferta é desenvolvida para mulheres inspiradoras e ambiciosas, sendo o atual objetivo alargar o leque de clientes. Maria refere que a localização é interessante “em termos comerciais, uma vez que aqui vivem muitos estrangeiros e portugueses, que vão ao encontro do nosso público alvo”.

A loja insere-se num edifício antigo, com traços de decoração que remetem para o século XX. “A mise-en-scène foi pensada para espelhar o conforto e o requinte das nossas peças”, explica. Da alcatifa aos tetos trabalhados, passando pela iluminação, todos os detalhes foram pensados de forma a transmitir o espírito da Wheat & Rose.
Por esse motivo, também a conexão entre Hong Kong e Lisboa inspirou o trabalho arquitetónico: “Tentei que o espaço refletisse, assim como as peças, a influência asiática juntamente com a simplicidade portuguesa”, diz. “O móvel e as cadeiras são peças antigas que foram restauradas e que podiam ter sido tiradas de casa da minha bisavó Ângela, a grande inspiração da marca”.
Desde a inauguração da loja, a 9 de abril, o ambiente diário tem sido de festa, para receber as clientes que chegam para ver e experimentar todas as coleções num único local. Todas as peças são feitas à mão em Portugal, desenhadas pela designer, e usam a sustentabilidade como o caminho direto para o luxo. Versatilidade, qualidade e detalhe são os três pilares do projeto.
Além de visitar a nova loja, pode também conhecer o trabalho da Wheat & Rose através do u site. Carregue na galeria para ficar a conhecer melhor algumas das peças da marca e os respetivos preços.