Lojas e marcas

Yronika: a marca sem papas na língua para mulheres com “pêlo na venta”

As frases cheias de sentido de humor dão vida a peças de roupa e acessórios. Foi criada por duas amigas do Norte.
Sem papas na língua.

“Odeio pessoas.” A reflexão surgia a cada e-mail recebido, após um comentário mais infeliz dos colegas no trabalho ou, simplesmente, para quebrar o gelo. Joana Mendes e Lenis Gomes, de 33 e 48 anos, sempre tiveram um sentido de humor semelhante, com sarcasmo apurado e palavrões prontos. Tudo isto fazia parte da sua forma de comunicar no dia a dia.

Um dia, decidiram canalizar a dinâmica para uma marca. Lançada em 2021, a Yronika foi criada a pensar nas mulheres com “pêlo na venta” — isto é, com mau feitio — e sem papas na língua. Como o próprio nome revela, a ironia é o principal ingrediente para a etiqueta.

Em janeiro, as fundadoras lançaram oficialmente um site. Por lá, as clientes podem encontrar peças de roupa (como hoodies ou T-shirts), carteiras, tote bags e até capas de telemóvel. Cada artigo inclui, claro, uma ou várias frases engraçadas que nasceram na rotina de duas amigas do norte do País.

Muitos modelos têm nomes de pessoas, pois Joana e Lenis não escondem a inspiração nas mulheres que as rodeiam. Uma das primeiras é a “estou sem paciência”, uma referência à colega Rafaela e ao seu mau-feitio. E não podia faltar o “foda-se”, que a amiga Francisca tem sempre na ponta da língua.

O artigo mais vendido até agora é a bolsa “as minhas merdas”, lançada no verão de 2023. “São coisas que não podíamos deitar cá para fora no trabalho. É o que toda a gente pensa, mas muitas vezes não tem coragem de assumir”, contam à NiT.

Todas as peças de roupa são personalizáveis com aplicações. Se preferir, pode acrescentar folhos, mangas, pompons ou laços à sua T-shirt. O objetivo é que cada uma seja única.

A constante é que todas têm uma base preta ou branca, para “tornar a imagem mais simples”, dando a possibilidade aos clientes de juntar outros pormenores à mesma. “É sempre tudo fora da caixa, porque nem toda a gente assume este projeto.”

“Temos reações diferentes. No Natal, estivemos num shopping pela primeira vez e havia pessoas que já nos conheciam e queriam ver de perto”, conta. “Outras passavam, ficavam curiosas e levavam algo. Nunca é para ofender e tem sempre uma vertente de humor.”

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Yronika Feelings Store (@yronika.pt)

A marca também partilha diferentes conteúdos humorísticos nas redes sociais, como dicas para evitar dizer palavrões no trabalho, por exemplo. O vídeo publicado a 7 de janeiro tornou-se viral e, em menos de um mês, já soma mais de 1,5 milhões de visualizações de portugueses.

Apesar do espírito sempre irónico, a marca tem também uma vertente solidária. Nos últimos meses, têm feito parcerias para o cancro da mama, onde tentam suavizar o impacto a doença. No final, todo o dinheiro reverte para hospitais ou instituições escolhidas pelas amigas.

Com a marca a crescer, Joana e Lénia equacionam lançar uma linha masculina. Para já, estão focadas em criar peças para o verão e outros modelos que têm sido pedidos pelos clientes, como toalhas de praia com as frases mais famosas, ou opções para o Dia da Mulher, por exemplo. As criações da Yronika estão disponíveis no site da marca a partir dos 15€.

Carregue na galeria para conhecer alguns dos bestsellers da marca.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT