NiTletter
Compras
NEW iN ROCKWATTLET'S ROCK

Lojas e marcas

Zolf: a marca que veste os homens “dos pés à cabeça” chegou ao centro do Porto

Com três pisos, é a maior loja da insígnia em Portugal. Um deles é inteiramente dedicado ao serviço de tailoring.

Uma lesão grave obrigou Luís Mendes, na altura com 18 anos, a deixar os campos de futebol. À desilusão, seguiu-se uma incessante procura por trabalho que o levou até ao grupo Inditex, empresa na qual cresceu até que, passados dois anos, já dava formação a funcionários em todo o País.

Após mais de cinco anos a aprender sobre a indústria têxtil, percebeu que havia um nicho de mercado por explorar. Criou, então, uma marca com propostas masculinas, estilo casual chic com um fitting cuidado, que fez sucesso com lojas em Guimarães, em 2019, em Braga e em Lousada, em 2023, e em Lisboa, em 2024.

Desde o início, o objetivo da Zolf é expandir-se ao resto do País e este sábado, 21 de junho, dá mais um passo nesta direção. A etiqueta instalou-se na Rua Sá da Bandeira, a emblemática artéria no centro da cidade, com prateleiras cheias de roupa, sapatos e acessórios — e o mesmo atendimento personalizado.

“O nosso caminho, em Portugal, passa pelos principais pontos do País. Sem dúvida que o próximo passo seria esta localização, não só por termos muitos clientes desta zona, mas também nas cidades mais próximas”, explica à NiT o fundador. “Queríamos entregar uma melhor experiência a estes visitantes.”

Com três pisos e 270 metros quadrados, trata-se da maior loja da marca no País. Luís ocupou um edifício histórico mesmo à frente do Mercado do Bolhão que, em tempos, e durante várias gerações, pertenceu à antiga Relojoaria Mendonça. 

Quanto à decoração, acrescenta Luís, “vai ao encontro dos restantes espaços, mas está mais sofisticada e adaptada ao prédio” em que se situam. Optou por não alterar nada, apenas por restaurar certos elementos, como as escadarias ou os candeeiros. “Um cliente entra e sente logo que está na Zolf.”

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por ZOLF® (@zolfclothes)

Como é habitual, o novo espaço reúne mais de 500 propostas, desde o estilo casual chic ao mais formal. Ali, os clientes podem vestir-se “dos pés à cabeça”. Curiosamente, quando a Zolf começou online, em 2016, tinham apenas 13 referências à venda. No início, só podia encontrar nove T-shirts e quatro polos.

Esta loja também vai receber o serviço de tailoring “de forma ainda mais cuidada, mais específica e mais privada”, diz. Há um piso dedicado apenas a este serviço onde os clientes podem escolher entre um vasto leque de peças e criarem looks para eventos especiais à medida das suas preferências.

Os bestsellers continuam a ser os travel suits, os fatos que não enrugam e têm resiliência ao movimento. “Podemos conduzir ou trabalhar com eles vestidos”, refere. A oferta inclui muitas propostas para o dia-a-dia, mas está em constante mutação. “Não pensamos apenas naquilo que o cliente quer hoje, mas no que quer amanhã.”

Neste momento, o fundador identifica dois tipos de clientes. Um deles, de classe média-baixa, tem na marca “a sua melhor roupa” que usa ao fim de semana ou em momentos mais especiais. O outro, de segmento médio-alto, aprecia o fitting e o conforto dos desenhos também na rotina diária.

“Há alguns anos, éramos procurados por uma faixa etária entre os 22 e os 34. Agora, a nossa carteira de clientes já varia entre os 26 e os 50. Conseguimos chegar a homens mais maduros com as novas coleções.”

Todas as peças da Zolf são produzidas no norte do País, em fábricas situadas nas zonas de Braga, Guimarães, Famalicão e Felgueiras. Na confeção, são priorizados materiais como o algodão ou a lã, sempre com uma percentagem de licra ou elastano para terem mobilidade. “Evitamos ao máximo tudo o que não sejam matérias-primas nobres, como o poliéster ou o nylon”, refere o responsável. 

Além dos espaços próprios, a marca também marca presença em várias lojas multimarca. Começaram com meia dúzia de espaços espalhados por Portugal e, atualmente, já contam com 90 pontos de venda no País. Estão ainda presentes em mercados como Espanha, Suíça, Países Baixos e Grécia.

A abertura de mais lojas faz parte dos planos da marca. Outros dos objetivos a apostar na expansão recorrendo ao franchising. Nos últimos meses, têm surgido vários contactos com propostas — algumas vindas da Europa. “Estamos a atravessar uma altura muito positiva.”

Além de visitar os pontos de venda físicos da Zolf, no site oficial da marca encontra peças a partir dos 39€.

Carregue na galeria para ver algumas das peças que pode encontrar na loja.

 

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua de Sá da Bandeira, 409
    4000-435 Porto
  • HORÁRIO
  • Segunda-feira a sábado das 10h às 20h
  • Domingo das 14h às 19h

ARTIGOS RECOMENDADOS