Lojas e marcas

Matize: a nova marca de roupa nacional nasceu da paixão de três jovens pelo golfe

O trio de amigos juntou-se para criarem um projeto que luta pela "democratização" deste desporto em Portugal, através da moda.
Os responsáveis pela marca.

José Furtado tinha apenas 10 anos quando começou a praticar golfe com regularidade. Acabou por se apaixonar pouco tempo depois. Hoje, aos 37 anos, considera que o facto de ter contactado com o desporto em miúdo foi fundamental para o seu crescimento.

A importância de que fala reflete-se na criação da Matize, a nova marca de vestuário inspirado no golfe. O empreendedor parecia ter o destino traçado à nascença: José é bisneto do fundador da empresa TMG (Têxtil Manuel Gonçalves). A ele juntaram-se mais dois amigos, Tiago Osório (34 anos), professor da modalidade na Quinta de Fojo e Marcos Fonseca (36 anos), que fez carreira no mundo da moda nos últimos 15 anos.

O conceito nasceu em 2020, quando José regressou a Portugal, após ter passado um período imigrado nos Estados Unidos. Durante a estadia amadureceu a ideia e aprofundou o conhecimento do mundo dos têxteis, tendo trabalhado numa loja de surf em Los Angeles. Concretizou o plano já no nosso País, em parceria com os dois amigos que partilham o gosto pela moda e claro, pelo desporto.

Para José Furtado, “o golfe é uma representação perfeita da vida”. E continua: “Pode ser bastante complexo, com momentos maus — quando uma tacada não resulta assim tão bem. A seguir, podemos recuperar tudo, o que só nos mostra que temos de estar preparados para as adversidades.”

É descrito como um desporto completo, já que além da exigência física, requer bastante estratégica mental que os jogadores levam consigo fora do campo. “É exatamente esta ideia que pretendo transmitir com a Matize”, reforça.

A marca fundada em 2022 resultou na união do nome dos três envolvidos, que pretendem “democratizar” e desmitificar a modalidade através da roupa. Querem contrariar a ideia feita que defende que o golfe não é acessível a todos, principalmente aos mais jovens.

“Com peças criadas a 100 por cento em Portugal, pretendemos que todo o processo de criação queremos que não ultrapasse um raio de 10 quilómetros. Ou seja, fazemos tudo no concelho de Famalicão”, sublinha. O objetivo é “criar na Europa para a Europa, das matérias-primas ao produto finalizado”.

Um ano após a chegada da Matize ao mercado, o percurso tem sido marcado pelas colaborações com personalidades do desporto, como, por exemplo, o golfista Pedro Figueiredo, e através da presença de campeonatos e clubes.

“Temos a oportunidade de criar modelos personalizáveis para os nossos clientes, onde criamos um modelo com o que nos pedem, pode ser um logótipo estampado ou um padrão diferente, e aproveitar que as maiores marcas não têm essa possibilidade.” E é esta proximidade com os clientes e a rápida capacidade de resposta que acaba por marcar a diferença.

A prática de golfe nunca foi tão estiloso.

Em Portugal, o golfe ainda é considerado um desporto de nicho, apesar de possuirmos um dos melhores recursos para a prática— o bom tempo. Esta característica acaba por ser um dos grandes argumentos de venda de peças para os campos. “A verdade é que o nosso target final acaba por ser constituído essencialmente por turistas e pessoas com maiores posses, mas não tem de ser assim.”

A Matize faz parte de diversos projetos, um deles o “9 semanas e meia”. A iniciativa concretizada por Tiago, um dos sócios da marca, organiza um curso de introdução ao golfe, onde os participantes podem aprender tudo sobre a modalidade e treinar as capacidades em 18 aulas a um preço competitivo.

A loja online funciona com apenas uma coleção por ano, com lançamentos pontuais ao longo dos meses, caso seja pertinente fazê-lo. “Não queremos sobrecarregar o mercado e, por isso, tentamos esgotar sempre os stocks. Geralmente, lançamos linhas com poucas peças e mais específicas. Tentamos sempre que contem uma história.”

Em 2022, criaram propostas inspiradas nos ventos do norte e a coleção foi denominada “A Nortada”. O conceito deu origem a peças que permitem aos jogadores proteger-se do frio, mesmo durante o verão. “O pólo é aquele elemento que não pode faltar num campo, por isso, decidimos criar modelos que podem ser usados tanto durante um jogo, como numa saída para jantar fora.”

“Não trabalhamos as estações, nem criamos duas coleções anuais, como as lojas tradicionais. Lançamos, apenas uma por ano, que vá de encontro às necessidades”. A sustentabilidade é uma das preocupações da marca, mas salientam que não se trata apenas de reduzir a pegada carbónica, mas também de criar peças de qualidade, que “durem muitos anos”.

Relativamente à próxima coleção, José Furtado adiantou à NiT que vai ser lançada em março de 2024 e será inspirada na história do golfe em Portugal. “Quase como um tradicional meets modern, mas continua no segredo dos deuses.”

Atualmente, a Matize tem uma loja pop up na Quinta do Fojo, Vila Nova de Gaia, mas as vendas são realizadas maioritariamente online. Também poderá encontrar as peças à venda “em cerca de 10 a 15 clubes de golfe”, de norte a sul do País.

Carregue na galeria para conhecer alguns dos modelos disponíveis, com preços entre os 29€ e 199€.

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