Uma das carteiras mais emblemáticas da indústria da moda pode ser comprada nas lojas Hermès espalhadas um pouco por todo o mundo. Isto não significa, porém, que seja fácil. Terá de enfrentar desafios maiores do que o preço exorbitante que tornam a famosa Birkin num objeto de desejo — por vezes obsessivo — para muitas mulheres.
Comprar um exemplar do modelo criados pela insígnia francesa, em 1984, inspirado na cantora Jane Birkin, não é um processo linear e significa quase sempre (a menos que se trate de um caso excecional) em enfrentar uma lista de espera. O período mínimo entre o pedido e a compra começa nos 18 meses e, em grande parte dos casos, chega aos seis anos. Os preços oscilam, em média, entre os 10 mil e os 12 mil euros de uma Birkin 25 e uma 35, respetivamente.
O processo de compra
Não é possível adquirir o modelo no site da casa de moda. Dirigir-se a uma boutique Hermès (existem mais de 300 em todo o mundo), é o primeiro passo a dar para poder ser incluído na lista. Porém, não basta chegar, dar o nome, sair e esperar pacientemente pelo dia em voltará à loja para sair de lá com a carteira.
O objetivo da marca é vender o modelo Birkin apenas aos clientes que têm algum histórico na compra de outras carteiras, peças de roupa ou artigos de decoração. Como estabelecer este tipo de relação com a marca é algo que leva tempo e custa (muito) dinheiro só depois desta estar consolidada terá oportunidade de aceder ao círculo restrito de clientes que aguardam — por tempo indefinido — pelo objeto de luxo.
Se conseguir aceder ao grupo dos eleitos que entram na famosa lista de espera, não terá qualquer garantia de poder vir a comprar o modelo com que sempre sonhou. Em muitos casos, o artigo disponível para aquisição no momento apresenta um tamanho, cor ou matéria-prima diferente da indicada pelo cliente.
Uma alternativa que tem sido cada vez mais utilizada por quem procura uma Birkin é o recurso a vendedores independentes. Muitos destes traders contam com um stock considerável de modelos que conhecem ao pormenor. Vão adquirindo carteiras a proprietários que as compraram diretamente da Hermès — o que permite obter um conhecimento profundo sobre cada uma— e assim conseguem ter Birkins para venda imediata a celebridades e influencers.
A Madison Avenue Couture é uma das maiores plataformas americanas de revenda das carteiras da insígnia francesa. Fazem envios para a União Europeia, incluindo Portugal, e um dos modelos mais caros entre os disponíveis no site ultrapassa os 38 mil euros.
O início da obsessão
Quando a atriz e cantora Jane Birkin se preparava para embarcar para Londres, há cerca de 34 anos, deixou cair tudo o que levava num modesto cesto de palha. Entre os seus pertences, estava um diário Hermès. Curiosamente, foi o diretor da marca na altura, Jean-Louis Dumas, que ajudou a britânica a juntar os pertences que estavam por terra. A situação que parece saída de uma comédia romântica, esteve na origem da criação de um objeto de culto que é uma homenagem à protagonista do momento cujo apelido deu nome ao modelo.
Desde então, o facto de terem apostado numa oferta muito limitada tornou a Birkin numa das carteiras mais cobiçadas do mundo. Criada com couro de alta qualidade, cada carteira é integralmente feita à mão. Um só artesão tem de ser treinado pela gigante da moda, pelo menos durante cinco anos, para poder cortar, costurar e polir o artigo manualmente.
As Birkin saem das mãos de artesãos especialistas e têm um ritmo de produção muito inferior aos artigos desenvolvidos com recurso a processos mais estandardizados.
Parte da aura que envolve este modelo Hermès também se deve à disseminação de rumores baseados na ausência de informação oficial. Afinal, detalhes como a quantidade exata de modelos produzidos anualmente, o tipo e a origem das peles utilizadas como matérias-primas, a forma como os pigmentos são criados e o leque de tonalidades disponíveis são mantidos em segredo. Os próprios gerentes das boutiques espalhadas por todo o mundo apenas recebem informação pormenorizada sobre a expedição do acessório. Só descobrem o acessório como a cor ou as dimensões quando o mesmo chega à loja em questão.
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