Em 1991, Jerry Seinfeld escreveu todo um episódio da icónica série “Seinfeld” em torno de um casaco. Não era um casaco qualquer. Era um casaco de camurça que o deixou apreensivo. O primeiro motivo? Era caríssimo. O segundo? O forro às listas cor de rosa.
Escusado será dizer que a peça não sobreviveu às aventuras de Jerry, George, Elaine e Kramer. A verdade é que a camurça (a verdadeira) é inevitavelmente mais dispendiosa — e também, por esse motivo, mais desejada. Uma pele mais suave, e por isso frágil, acabou por ver criadas inúmeras cópias e imitações.
Hoje, é por vezes difícil distingui-las, embora o passar dos anos revelem a maior durabilidade dos materiais originais. Não há bela sem senão: a camurça é mais fina do que a pele tradicional, além de reagir muito mal a sujidade e, sobretudo, a água. Foi sob a neve gélida de Nova Iorque que Seinfeld arruinou o seu exemplar.
Velha conhecida dos designers, regressa em força neste outono/inverno como uma das tendências do momento. E, por isso mesmo, a NiT escolheu algumas das mais giras e acessíveis peças de camurça das lojas de fast fashion. Tome nota.
Carregue na galeria para ver a seleção da NiT com as peças essenciais para os próximos tempos.