Moda

11 peças azuis para dar sorte na Passagem de Ano (a partir de 1,99€)

Além da cor, a tradição dita que a peça seja nova. Várias das nossas sugestões são de cetim, outras rendadas e algumas têm desenhos.
A tradição segue firme.

Para garantir uma boa dose de sorte para o ano que vem aí, há várias tradições que devem ser cumpridas na última noite do ano. Na Bélgica, por exemplo, há quem prefira saltar de um banco — ou cadeira — e tocar primeiro com pé direito no chão. Já na Venezuela, a tradição consiste em guardar uma nota de dinheiro no sapato.

Segundo a crença popular, a escolha da roupa interior também não deve ser deixada ao acaso. Na noite do dia 31 de dezembro, é quase obrigatório usar um par de cuecas azuis para passar a meia-noite. E não pode ser um modelo qualquer, pois acredita-se que só uma peça a estrear é realmente auspiciosa.

Não se sabe ao certo quando ou quem começou a traição, porém, há várias teorias. Algumas realçam apenas que a cor atrai sorte, enquanto outros dizem que pode ser um íman de harmonia e paz. Existe ainda um grupo de pessoas que considera que começar um novo ano a usar roupa interior deste tom garante saúde nos doze meses seguintes.

Segundo vários estudos especializados na ciência das cores — a cromoterapia —, estas são realmente capazes de influenciar o nosso emocional. O azul, por exemplo, pode mesmo despertar sentimentos de serenidade e segurança, pelo menos é que isso que sustenta uma pesquisa realizada pela National Geographic.

Ainda assim, cada tom está associado a um estado de espírito. Se procura inspiração e quer estimular ao máximo a sua intuição, pode optar pelo violeta. Se espera sorte, então a aposta deve passar pelo verde. Por outro lado, se prioriza paz, harmonia e serenidade, pode sempre usar a cor branca.

A NiT reuniu uma seleção de peças azuis para comemorar o Ano Novo. Carregue na galeria para as conhecer.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT