Ainda que o estigma em torno das marcas nacionais tenha vindo a decrescer nos últimos anos, a verdade é que este continua bastante presente. Existem, no entanto, marcas que contrariam constantemente essa tendência. Um desses perfeitos exemplos é a Sanjo, a primeira marca de sapatilhas nacionais.
Ela nasceu no ano de 1933, pelas mãos da Companhia Industrial de Chapelaria, e recebeu este nome em jeito de homenagem à cidade que a viu nascer: São João da Madeira. Tornaram-se um verdadeiro fenómeno nacional durante os anos 40 e 50, altura em que poucos eram os portugueses que não tivessem um par destas sapatilhas feitas em lona.
Tudo mudou em 1974, após o 25 de Abril. Na altura, Portugal, que se encontrava completamente fechado ao mundo, começou a abrir-se e a receber calçado vindo do mundo inteiro. Com este roubo do espaço por outras marcas desportivas, a Sanjo entrou em crise durante os anos 80. E perto do final do século XX cessou por completo a sua produção.
Em 2019, tudo mudou para a etiqueta nacional, que marcou o seu regresso pelas mãos do grupo empresarial de Braga, M2BEWEAR. Desde então tem vindo a provar, consecutivamente, que a qualidade e o conforto do calçado português estão também associados a um design contemporâneo e cool.
Um dos seus modelos de calçado faz parte da galeria de peças que pode comprar durante esta época de saldos. Carregue na galeria para conhecer as sugestões da NiT.