Na Saint Laurent, os fatos tornaram-se os principais protagonistas da coleção de primavera-verão 2025. Anthony Vaccarello, o diretor criativo da marca francesa, apostou em silhuetas alongadas e linhas definidas que pareciam, em simultâneo, delicadas e imponentes, tanto nos casacos como nas calças.
Outras insígnias, como a Gucci ou a Khaite, deram o seu toque aos coordenados que apresentaram, recorrendo a blazers com tecidos e detalhes inesperados. As opções foram da elegante camurça aos designs sem o colarinho tradicional, passando pelos modelos cropped, que terminam uns centímetros acima da cintura.
Tal como nas passarelas, as ruas e as redes sociais estão a encher-se de novas interpretações destes casacos. Falamos de modelos feitos com diferentes tonalidades, silhuetas e materiais, que funcionam tanto em contextos corporativos como casuais.
Os blazers, que surgiram como parte dos fatos masculinos no século XIX, começaram a infiltrar-se nos closets das mulheres na década de 20. Na altura, estilistas como Coco Chanel introduziram uma alfaiataria mais suave e feminina, tornando-se uma das peças de vestuário mais icónicas nos séculos seguintes.
Em 2025, um dos destaques são os modelos feitos de camurça. Luxuosos, mas discretos, estes agasalhos estão a ter um grande momento em tonalidades que vão do caramelo ao castanho, seja nas lojas ou nas ruas. A textura suave acrescenta um elemento arrojado à alfaiataria tradicional, tornando-a ideal para a meia estação.
Os designers ousados também retiraram as lapelas do blazer tradicional, oferecendo uma alternativa em tonalidades distintas, como rosa, azul, bordô ou vermelho, entre outros. Basta colocar um sobre um slip dress ou combiná-lo com calças de cintura alta.
A tendência do blazer oversized também não mostra sinais de abrandar em 2025. Descontraída e elegante, esta silhueta é perfeita para usar em camadas, destacando-se pela sua versatilidade — funciona para todas as estações e ocasiões, sobretudo durante os meses de primavera.
E não faltam, claro, as riscas diplomáticas. Nos mais recentes desfiles, designers como Victoria Beckham e The Row reimaginaram este estampado intemporal com cortes mais largos e combinações de cores inesperadas. Um blazer de riscas é ideal para otrabalho, mas também pode ser usado com calças de ganga para um estilo mais descontraído.
Carregue na galeria para conhecer a seleção da NiT com os blazers (de vários estilos, preços e marcas) que vão ser tendência nos próximos meses (a partir de 9,99€).