Se, atualmente, todas as fashionistas conhecem o termo “armário-cápsula”, podemos atribuir a culpa à influencer de moda Courtney Carver. O conceito começou a popularizar-se em 2010 quando a jovem apresentou o projeto 333. A ideia era desafiar os seguidores a viverem com apenas 33 itens de vestuário durante três meses.
Após a publicação, muitas pessoas responderam à proposta e, entre roupa, sapatos e acessórios, começaram a pensar em soluções. O objetivo era ter um guarda-roupa composto por peças versáteis e intemporais, que podem ser facilmente combinadas entre si para evitar um roupeiro a abarrotar.
Normalmente, para facilitar a missão, a lista inclui peças básicas e neutras. Pense, por exemplo, num par de sapatilhas brancas, uma camisa lisa ou às riscas, um par de jeans ou um vestido simples e descomplicado.
A indústria está cada vez mais democrática e, nos últimos desfiles das grandes casas de moda, conseguimos notar a máxima de que “menos é mais”. O mesmo aplica-se a marcas de fast fashion como a Lefties que, mais do que nunca, tentam incorporar este tipo de designs nas suas coleções para os clientes que procuram um consumo mais consciente.
Aliás, com as propostas certas, consegue reproduzir os looks que mais fazem sucesso no street style. Por outras palavras, a mistura de estilos tem sido uma constante. Um fato monocromático já fica bem com sapatilhas, as botas militares são aceitáveis com um vestido midi e a gabardina não se usa só em outfits clássicos.
Além disso, a maioria destas propostas costumam funcionar independentemente da estação. É claro que há peças mais sazonais, como os casacos que só usamos nas noites mais frescas da meia estação, mas uma saia acetinada ou uma camisola de meia gola já podem ser usados em qualquer altura.
Carregue na galeria para conhecer a seleção da NiT de essenciais que encontra na Lefties a partir dos 8,99€ — de vários preços, cores e marcas.