“These boots are made for walkin’, and that’s just what they’ll do”. Não é preciso ser especialista em música, nem gostar particularmente deste modelo de sapatos, para saber de cor a letra desta icónica composição de Nancy Sinatra, lançada em 1966. Este tema é quase uma espécie de hino que acompanha a chegada do frio, quando os looks diários são invadidos por botas e botins.
O que muitos podem não saber é que o verso, inserido na icónica canção, não falta apenas sobre a peça de roupa. Na realidade, ao longo das décadas, tornou-se num hino feminista enquanto metáfora do sentimento de libertação.
Inicialmente, não estava previsto que a canção fosse interpretada pela filha de Frank Sinatra. O tema era para ser gravado pelo compositor Lee Hazlewood, que considerava que não era adequada para uma mulher. Nancy impôs-se e decidiu que deveria ser ela a cantar, referindo que soaria menos duro. O uso das botas tornou-se uma arma — sobretudo figurativamente — contra o abuso masculino e a sociedade patriarcal.
Depois de, no ano passado, os modelos de cano alto regressarem e se terem tornado a principal tendência do outono-inverno, este ano o cenário é diferente. Os botins são a opção ideal para os próximos meses — e não faltam motivos para acrescentar um par ao seu armário.
Afinal, será que vale a pena investir num destes modelos quando já tem vários pares de botas? A resposta curta é sim, sem dúvida. A lista de diferenças é vasta e começa logo na altura do cano: por regra, o dos botins acaba no tornozelo. São ainda mais fáceis de calçar e combinar, tornando-os numa das opções mais democráticas do street style.
Nem sempre é fácil encontrar botas que se ajustem perfeitamente à perna, especialmente na zona dos gémeos — ou é muito apertado, ou muito largo. Encontrar uns botins, cujo cano termina no tornozelo, que assentem bem é, por regra, menos complicado.
A cor também é uma parte importante. Pode optar pelos tons mais discretos, como o castanho e o preto, que até vão ao encontro da paleta de cores do outono, claro. Mas uma explosão de cor é sempre bem-vinda. Por vezes, surge adota a forma de pequenos bordados e outros apontamentos de cor, outras pintam a peça inteira.
Quando o objetivo é parecer mais alta, a peça pode ser uma grande aliada. Nesse caso, deve optar por uns botins num tom semelhante às meias, collants ou calças para que as pernas pareçam mais longas.
Se estiver indecisa, carregue na galeria e descubra a nossa seleção de botins, com modelos de vários estilos, cores, marcas e preços. Com opções tão distintas, será difícil não encontrar o par ideal.