Moda

23 cintos originais que são verdadeiras obras de arte (a partir dos 7,99€)

São capazes de transformar qualquer visual, mas nem sempre merecem a atenção das mulheres — e o investimento.
O acessório transforma o look.

Nos anos 30 do século passado houve uma espécie de mini revolução na moda. Terá sido por esta altura que as mulheres começaram a apostar regularmente nos cintos para conjugar os looks do dia a dia. A grande vantagem deste acessório é que ajudava a definir a silhueta e tornava o conjunto ainda mais feminino. Até esse período, os cintos tinham aparições raras — e o máximo que conseguimos imaginar são mesmo aquelas imagens de mulheres ao estilo Calamity Jane nos filmes de cowboys,

Apesar do avanço histórico, ainda não se reconhecia o potencial dos acessórios como obras de arte. No ano de 1967, quando todos os olhos estavam postos na atriz francesa Catherine Deneuve, que protagonizou o filme “Belle de Jour”, a moda voltou a dar mais um salto. Foi precisamente nessa longa-metragem de Luis Buñuel que a protagonista usou um par de sapatos pretos que marcavam a diferença pela grande fivela de metal sobre o peito do pé.

A criação de Roger Vivier não só influenciou o mundo do calçado, como mudou o olhar sobre outros artigos do guarda-roupa. Com o passar do tempo, a sua vontade de embelezar algo até então banal inspirou designers de moda que se dedicavam a outro tipo de acessórios — como, lá está, os cintos. Agora, nesta temporada, o cinto ganha mais destaque do que o normal — e quer ser usado de forma excêntrica.

Há quem não abdique da peça nos jeans, mas também existe quem o conjugue com vestidos ou até por cima do blazer. Para quem não resiste ao pormenor das cinturas marcadas, é o complemento indispensável e não tem de ser apresentado sempre de maneira tradicional. A sobreposição por várias peças de roupa é uma das formas mais eficazes de destacar a silhueta, enquanto foge de escolhas previsíveis.

Como sempre, os designers têm aliado a parte prática à vertente estética. Nos últimos anos, estas propostas tornaram-se um símbolo de estilo pela forma como dão vida a qualquer visual — por mais básico que seja. Além das joias que decoram as fivelas, as flores, os motivos animais, as aplicações de strass e os laços surgem como elementos que podem ver anexados a um dos acessórios.

A criatividade não se fica, porém, apenas pelos ornamentos. Os materiais escolhidos, as cores e a dimensão também são, muitas vezes, mais impactantes do que a roupa que temos por baixo. Destacam-se alguns designs com um estilo semelhante a um corpete, enquanto outros são tão finos quanto elegantes. O

Carregue na galeria para ver uma seleção de cintos originais que estão neste momento à venda nas lojas portuguesas. Pode contar com algum brilho, várias texturas e muita tridimensionalidade, mas o aborrecimento fica de fora da equação.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT