Moda

25 vestidos flirty que provam que a renda não passa de moda (a partir dos 9,99€)

Dos looks de festa aos modelos para o dia a dia, este material é usado em peças todas as ocasiões. Em 2023 vai ser tendência.
Não passa de moda.

Delicada, elegante e romântica. A renda é um dos materiais mais populares no mundo da moda e conquistou um lugar cativo no armário feminino, sobretudo das celebridades. Nas passadeiras vermelhas é uma das presenças mais comuns, porém, também pode ser transportada para looks casuais. É o que tem acontecido nos últimos anos e, em 2023, não será diferente.

Não existe consenso sobre a origem deste tecido tão delicado quanto intrincado. Vários historiadores defendem que surgiu no Antigo Egipto. No entanto, como a renda pode ser criada recorrendo a diferentes técnicas, que variam consoante os locais, apontar a sua origem geográfica é tão complicado como indicar o ano da sua criação. Além disso, por ser tão frágil, é quase impossível encontrar artefatos com este material.

Na Europa, a renda tornou-se popular durante o século XVIII, onde era usada apenas por pessoas com elevado poder de compra. Por ser produzido com detalhes como fios de ouro, passou a ser associado à sofisticação até aos dias de hoje.

Com o passar dos anos, a renda foi sendo criada com materiais mais baratos, como o algodão ou o nylon. A partir daí, passou a fazer parte de roupas e acessórios de marcas mais acessíveis. Porém, nunca foi abandonada pelos designers de alta costura.

Quanto aos estilos, o tecido tem a vantagem de se adequar a todos os gostos, do clássico ao mais despojado. Basta perceber como é que pode adaptar cada peça de roupa à personalidade de cada pessoa.

No caso dos vestidos, a peça feminina por excelência, os detalhes podem dar um toque romântico ou surgir num modelo mais clássico — sem que se torne antiquado. Ainda existem caminhos mais sensuais e flirty, devido à transparência, ou opções mais ousadas que conquistam um público mais novo.

O tecido ornamental não passa de moda, é certo. Por isso, se estiver pronta para ignorar os dias mais escuros do ano, pode começar a antecipar as tendências que vão dominar este ano. Sem grandes surpresas, a renda está a ter um destaque ainda maior nas propostas dos nomes mais conhecidos da moda.

Nos desfiles dedicados à estação quente de 2023, muitos designers deram protagonismo ao material. As gigantes da indústria Dior e Versace, por exemplo, apostaram no glamour com uma estética gótica, enquanto a Burberry seguiu a direção oposta com peças inspiradas em lingerie azul bebé.

Se precisa de inspiração, carregue na galeria para conhecer a seleção da NiT que inclui propostas festivas e casuais, de várias marcas, cores e preços — e com modelos para todos os gostos.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT