Moda

27 casacos para quem sonha andar na rua com o edredão da cama (desde 17,99€)

Os modelos volumosos são um must da estação fria. São quentes, confortáveis e há muitas opções cheias de estilo.
A peça da estação.

Um dos primeiros casacos acolchoados na história da moda foi desenhado por Charles James, em 1937. O designer — que foi homenageado na edição de 2014 do Met Gala — recorreu às mesmas técnicas usadas para fazer um moderno edredão de cama. A peça, pensada para usar à noite, tornou-se uma das suas criações mais importantes.

Além de inovador, tornou-se uma prova da mestria do criador anglo-americano no que diz respeito ao corte e à construção. A ideia tinha tudo para ser controversa, porém, a estética evoluiu e ganhou novas interpretações ao longo dos anos.

Em 1996, volvidas seis décadas, a Alexander McQueen e a Maison Margiela foram duas etiquetas que transportaram a peça para as passarelas. As luzes da ribalta deram um novo élan aos modelos que, até então, viviam confinados à categoria vestuário de neve. No caso da marca belga, a icónica criação ficou conhecida por parecer, literalmente, um edredão com mangas.

casaco acolchoado
As propostas de Charles James, McQueen e Margiela, respetivamente.

Atualmente, os agasalhos acolchoados já ocupam um lugar cativo nas tendências das estações frias. Regressam todos os anos e, para o outono/inverno de 2013, voltam a ser uma das peças-chave — sobretudo para quem lamenta, diariamente, ter de abandonar o conforto da cama.

Ao contrário do puffer jacket, este estilo de casaco — também conhecido como cuvete (termo que se traduz, literalmente, para edredão) — tem mais opções com modelagem que não sejam oversized. Isso acaba com o receio das mulheres mais baixas de quem não podem usar este tipo de peças. E o mesmo aplica-se aos blazers.

Quanto às vantagens, o conforto ocupa o primeiro lugar da lista. Muitos não consideram estes modelos propriamente estilosos, mas acabam por se tornar indispensáveis à medida que o tempo fica cada vez frio. Se optar por uma versão comprida, protege não só o tronco, mas quase todo o corpo.

Um equívoco geral sobre este tipo de peças tem a ver com os preços — que muitos consideram pouco acessíveis. Bem, podemos dizer que não é bem assim. Existem opções de luxo, mas o design foi replicado por tantas marcas high street e fast fashion que é possível encontrar modelos por valores bem simpáticos.

A NiT reuniu uma série de casacos acolchoados para sentir que está a sair de casa com o edredão atrás. Carregue na galeria para descobrir 27 modelos (de vários estilos, preços e marcas).

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT