Moda

A camisola pirosa que só os fanáticos pelo Natal conseguem usar — até tem luzes LED

O famoso velhinho que distribui presentes surge a beber cerveja e com uma barba que pisca. A imagem não é o cúmulo do bom gosto.
É oficial: este é o modelo mais original.

As tradicionais camisolas com motivos de Natal, tal como as conhecemos hoje, surgiram nos Estados Unidos no final do século XIX. Porém, seria preciso esperar pelas décadas de 80 e 90 até se tornarem um fenómemo da cultura pop adotado por milhares, primeiro nos Estados Unidos e depois um pouco por todo o mundo. Na época, a personagem interpretada pelo Bill Cosby na sitcom “The Cosby Show” — muito antes de serem conhecidas as violações de que o humorista foi mais tarde acusado — era conhecido pelas suas “ugly sweaters”

Apesar da expressão inglesa poder ser traduzida para português como “camisolas feias”, muitas pessoas já não as usam apenas de forma irónica. Continuam a ser divertidas e algo pirosas, e passaram a simbolizar um clássico instantâneo da quadra festiva no mercado europeu. O número de pessoas que se atreve a usá-las na rua aumenta todos os anos.

Pode ser um bom presente para o amigo secreto.

No entanto, há uma proposta que só mesmo quem vive o espírito natalício de forma fervorosa terá coragem de usar. O modelo de malha unissexo tem uma base azul escura, com a típica figura do Pai Natal com uma caneca de cerveja na mão. Por cima da figura, está escrito “have a cold one with Santa”, frase que pode ser traduzida, literalmente, como “bebe uma fresquinha com o Pai Natal”.

A decoração da camisola não é propriamente o cúmulo do bom gosto, tampouco da elegância. Aquilo que a distingue de todas as outras são os extras: as luzes LED semelhantes às que colocamos na árvore. Surgem na barba da mítica personagem que voa no trenó, piscando e alternando entre azul, vermelho, verde e amarelo.

Nas mangas, o modelo apresenta motivos coloridos mais tradicionais, como flocos de neve, seguindo o lema de que cores nunca são demais. O vermelho e o amarelo combinam com a caneca de cerveja e com o fato da famosa figura que distribui presentes. Se tem um amigo que acumula ugly sweaters, esta pode ser um bom acrescento à coleção.

Está com 30 por cento de desconto no site Camisolas de Natal e custa 34,90€. Os tamanhos variam entre o XS e o 4XL. Carregue na galeria para descobrir outros modelos de camisolas de Natal selecionados pela NiT, algumas são foleiras, outras divertidas e algumas apenas pirosas.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT