Moda

9 dicas simples para chegar ao scandi style

O estilo de vida dos países nórdicos é cada vez mais popular entre as outras culturas, e a moda não é exceção. Siga estas dicas para conseguir um look escandinavo mais depressa do que consegue dizer viking.

Copenhaga street style

Durante vários anos estiveram votados ao esquecimento, mas os países nórdicos, como a Dinamarca ou a Suécia, encontraram finalmente o seu lugar no centro do palco. Da decoração das casas à moda de rua, o mundo inteiro rendeu-se ao estilo de vida escandinavo e quer, pelas mais inúmeras razões, imitá-lo.

Após o histerismo do estilo parisiense que deu, inclusive, origem ao livro “Como Ser uma Parisiense Onde Quer que Esteja”, chegou a vez dos países frios da Europa, mostrarem como se faz. Recentemente, apresentaram-nos o hygge — a filosofia de vida dinamarquesa que defende a máxima de que a felicidade se encontra nas mais pequenas coisas do dia a dia —, mas antes disso, o estilo simples, porém bem sucedido escandinavo, já ecoava pelo mundo da moda. Marcas de assinatura nórdica, como a Cos, a & Other Stories (as linhas de cima da H&M), a respeitadíssima Acne Studios ou a rebelde Cheap Monday, apresentaram linhas simples e descomplicadas, tons discretos e fáceis, dando uma nova e mais poderosa voz à máxima ‘menos é mais’.

As regras de estilo escandinavo não podiam ser mais simples, requisitando apenas meia dúzia de peças que têm de ter lugar cativo no guarda roupa. São elas:

  1. T-shirt branca: uma questão importante é a qualidade das peças. A simplicidade não é sinónimo de barato. Por vezes, bem pelo contrário. Mas tratam-se de peças que não passam de moda, podendo durar uma vida inteira, valendo, muitas vezes, o investimento.
  2. Jeans: skinny, à boca de sino, de corte reto. ‘N’importe quoi’, apenas que sejam muitos e variados.
  3. Pumps pretos: a altura é o que menos importa, desde que sejam confortáveis e com ótimo ar. Stilettos idem.
  4. Camisa: branca, cinzenta, preta ou azul clara. Para usar com tudo.
  5. Calças pretas: com o preto não nos comprometemos. Mantém-se a fórmula de sucesso, variando apenas os modelos.
  6. Sandálias rasas: no verão (que para os escandinavos pode equivaler a um dia), estas sandálias saem à rua e são sempre chiques e confortáveis. 
  7. Little Black Dress: bom, querendo seguir o estilo escandinavo ou não, toda a mulher tem de ter um vestido preto. Coco Chanel rules.
  8. Blusão de cabedal: ou perfecto ou ainda biker jacket, a label escandinava Acne Studios tem os melhores e mais giros modelos do mundo (e, para mal da nossa carteira, os mais caros também).
  9. Tote bag: uma carteira tote para usar no dia a dia é estritamente necessário. De preferência em pele preta ou camurça.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT