Exposições de pintura, fotografias e instalações originais já não são uma novidade nos corredores dos centros comerciais em Portugal. Mas um bloco de espuma a ser esculpido ao vivo, até revelar uma silhueta feminina, é algo que raramente se vê. Foi precisamente isso que aconteceu na quarta edição do Galleria x Vogue Fashion Night In, a 24 de outubro.
Com o tema “Oasis of Art”, um dos eventos de moda mais icónicos do NorteShopping aliou-se ao mundo da arte contemporânea, transformando a zona premium do Galleria num verdadeiro oásis criativo. A festa arrancou pelas 19 horas, com as lojas abertas até às 23 horas. Pelo corredor, multiplicaram-se as expressões artísticas — cerâmica, instalações e música —, com várias propostas interativas. Filipe Fangueiro foi o artista em destaque, graças a uma escultura trabalhada em tempo real, à vista de toda a gente.
“A minha peça chama-se ‘Mother’. É uma silhueta revestida com tecidos de vestidos antigos da minha mãe, dos anos 90, que vai surgindo à medida que retiro a camada exterior. Fez-me sentido esta escolha também pela relação com o universo da ‘Vogue’ e o contexto de um centro comercial”, contou o artista de 40 anos, natural da Póvoa de Varzim.
Além da apresentação do seu trabalho, Fangueiro assumiu a curadoria artística do evento, convidando Guilherme Atanásio, Cristina Cunha, Inês Dias Coelho e Pedro Moreira a apresentarem as suas obras. De instalações a caricaturas ao vivo, o Galleria tornou-se uma verdadeira galeria viva.
“A arte é muitas vezes vista como elitista. Trazer um pouco dela para o quotidiano das pessoas é algo que me interessa muito”, acrescentou Filipe.
Sendo este, sobretudo, um evento de moda, a “Vogue Portugal” foi responsável pela curadoria de uma seleção de peças e produtos-chave das marcas presentes no Galleria — como Hugo Boss, Furla, Maje Paris, Claudie Pierlot, Gant, Max Mara Weekend, Sandro ou Roberto Verino.
“São peças que se destacam e que consideramos essenciais. Chamamos-lhes a ‘Seleção Vogue’. Em anos anteriores, esta curadoria tem despertado muito interesse, mesmo entre quem apenas passa pelas montras”, explicou Sofia Lucas, diretora da “Vogue Portugal”, à NiT, no interior do pop-up da revista, onde era possível comprar edições especiais e artigos de coleção.
A noite reuniu também várias figuras públicas e influenciadores, que interpretaram o tema com looks cuidados e cheios de personalidade. Entre os presentes estiveram Cláudia Jacques, Duarte Gomes, Filipa Nascimento, Isabel Valadeiro, Miguel Vieira, Maria Dominguez, Mariana Machado, Nayma, Sílvia Rizzo, Débora Monteiro Cortesão e Sónia Balacó.
“O estilo é cada vez mais pessoal. As tendências são um ponto de partida, mas devem ser interpretadas de forma livre e individual. Este ano o castanho mantém-se muito forte, assim como os florais e as rendas. Há uma multiplicidade de estilos que reflete bem o momento atual da moda”, acrescentou Sofia Lucas.
Além do catering oferecido ao público, assegurado pela Arcádia, Roastelier by Nescafé e Bubbles & Pearls, o evento contou com uma ativação do Café Joyeux — um projeto de inclusão social que emprega pessoas com deficiência intelectual e perturbações do espetro do autismo. Aliás, o Café Joyeux inaugurou o seu primeiro espaço no Porto, no NorteShopping, precisamente na véspera do evento.
Durante a noite, os convidados foram desafiados a percorrer os vários pontos artísticos do evento, colecionando carimbos num mapa exclusivo. Ao completarem o percurso, podiam levantar um presente de edição especial da “Vogue Portugal” junto ao pop-up da marca.
Ver esta publicação no Instagram

LET'S ROCK






