Dramas e traições, quantidades absurdas de dinheiro e mansões deslumbrantes são alguns dos elementos chave de “Succession”. Mas é o caos hilariante que faz parte da vida da família Roy — tão milionária quanto disfuncional — que tem mantido os fãs agarrados ao ecrã. E torna-se difícil não desculpar os (muitos) defeitos das personagens.
No primeiro episódio da última temporada da série — que estreou esta segunda-feira, 27 de março —, a festa de aniversário do patriarca, Logan, foi o cenário de mais um momento insólito. Greg, o sobrinho-neto, apareceu com uma convidada inesperada, Bridget, que foi minuciosamente avaliada. E, claro, não foi poupada a críticas ferozes.
“A carteira dela é ridiculamente grande. O que é que está lá dentro? Sapatos rasos para calçar no metro? A marmita para o almoço?”, ridicularizou Tom, o genro do aniversariante. “Greg, é monstruosa. É gigantesca. Podia ir acampar com ela.”
Em causa, está o modelo Medium Title Vintage Check, com duas alças, da marca de luxo Burberry. É uma carteira estruturada no habitual padrão xadrez da etiqueta britânica, com acabamento em couro e bordas pintadas à mão. Os três pinos em hardware são outra imagem de marca do design.
A peça que fez “toda a gente rir” está à venda no site da Nordstrom, uma plataforma de revenda de peças de luxo, por quase 3 mil euros — e, apesar do preço, não foi uma opção adequada para um encontro com milionários.

A escolha da carteira
O objetivo não foi escolhido de forma aleatória. Jesse Armstrong, o criador da série, queria captar a essência do mundo furtivo das pessoas com o estilo de vida dos Roy e revelou, na estreia da quarta temporada, o método escolhido.
De acordo com um tweet, o guionista “entrevistou uma mulher rica de Nova Iorque e disse algo como ‘qual é a carteira mais ofensiva que alguém poderia trazer para algo assim? Qual seria a coisa mais brega que alguém a tentar encaixar-se traria?”
Além do tamanho ser considerado deselegante e exagerado, é o tipo de acessório que muitos usam para assinalar uma certa capacidade financeira. Exibir logótipos ou símbolos registados de marcas de luxo revelam demasiado esforço de alguém que se está a tentar ajustar a um mundo — e a uma classe social — a que não pertence.
“O tamanho estava errado, mas pior ainda foi o xadrez. Marca visível? Na frente dos Roys? Ela tinha ficado melhor com uma bolsa chique da Zara”, comentou um utilizador na rede social.
Dos arquivos para as lojas
O modelo em questão foi desenhado em 2019 pelo antigo diretor criativo da Burberry, Ricardo Tisci. O designer lançou a carteira quadrada no estilo tote inspirada num saco militar, que encontrou ao pesquisar pelos arquivos da marca.
O xadrez Vintage Check é uma marca registada da insígnia desde a década de 1920, e tornou-se ainda mais popular durante os anos 60. Inicialmente, o estampado era usado pelo fundador, Thomas Burberry, apenas no interior das suas gabardinas, porém, o hábito de uma cliente fiel mudou tudo.
Jacqueline Dillemman usou o forro dos casacos para envolver acessórios — uma espécie de capa para a chuva. A marca seguiu o exemplo, lançado carteiras (entre outros produtos) com o mesmo padrão que se tornou uma assinatura.
Apesar de ter sido ridicularizada por Tom na série, a procura pela carteira aumentou desde que o episódio estreou. De acordo com o relatório da 3DLOOK, uma empresa de provadores virtuais, a pesquisa por “carteira Burberry” aumentaram em 310 por cento.
Fora da ficção, modelos superdimensionados – como as tote ou as shopper – são uma escolha prática onde as mulheres podem transportar tudo e mais alguma coisa no dia a dia. A popularidade tem a ver com o desejo de evitar andar de mochila de um lado para o outro com tudo, principalmente nos dias mais agitados entre casa, trabalho e ginásio.
E, mesmo que a família Roy não concorde, têm um lugar cativo no mundo de luxo. No desfile que apontava as tendências da primavera de 2023, a Bottega Veneta apostou neste formato como a grande tendência do ano no que toca a acessórios, com criações em tons neutros. E é uma das marcas com mais hype no mercado neste momento.
A verdade é que hoje há opções XXL nos catálogos de todas as marcas, incluindo as de fast fashion. Carregue na galeria e descubra a seleção da NiT (com modelos de várias marcas, preços e cores).