Moda

Fátima Lopes vai mudar modelo de negócio e apostar nos franchisings

O grande objetivo da marca é apostar na internacionalização e também agilizar a abertura de mais espaços em Portugal.
A designe faz, este ano, 30 anos de carreira.

A designer de moda Fátima Lopes celebra este ano o 30.º aniversário da sua marca e, para assinalar o momento, decidiu introduzir uma alteração ao modelo de negócio. A madeirense anunciou que passará a recorrer ao franchising para aumentar o alcance da insígnia que criou.

O plano já existe há algum tempo — o lançamento chegou a estar previsto para o verão de 2020. Contudo, devido à pandemia de Covid-19, acabou por ser adiado. “É um projeto muito desejado, que foi delineado com muito cuidado mas que teve de ficar em ‘stand-by’ como todas as outras coisas no resto do país e no mundo”, contou a designer de moda ao Diário de Notícias.

Através dos franchisados, o objetivo de Fátima Lopes é, não só permitir que a marca cresça no mercado internacional como também chegar a mais espaços em Portugal. Para isso, estará disponível, não só, a possibilidade de abrir lojas novas usando o seu nome, como também o de passar a estar em corners dentro de espaços comerciais multimarcas — a semelhança do que já acontece, por exemplo, no El Corte Inglés.

A adesão a este modelo de negócio implicou uma enorme preparação por parte da equipa da designer, e vai permitir a qualquer pessoa — mesmo de fora do ramo — possa aderir ao projeto. O novo funcionamento da marca inclui a renovação de um espaço em Lisboa, que funcionará como loja piloto e definirá a imagem padrão daquilo que deverão ser as restantes e ainda uma otimização dos processos internos de apoio a futuros parceiros. 

Fátima Lopes, que celebra no próximo mês de setembro 30 anos de carreira pôs o mundo inteiro a falar de si no ano 2000. Para isso, contou com a “ajuda” de um biquíni feito em ouro e diamantes, avaliado num 1 milhão de euros, com o qual a própria desfilou na apresentação da sua coleção de outono-inverno. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT