Costuma-se dizer que não existe tal coisa como a peça de roupa perfeita. Isso não passa de uma construção subjetiva criada por nós. Contudo, a Diwia, marca portuguesa de vestuário fundada por Diana Monteiro, de 32 anos, quer contrariar essa ideia. Para isso, e através da página de Instagram, a etiqueta lançou o desafio a todos os seus seguidores de ajudarem-na a criar o “vestido perfeito”.
“A ideia surgiu um bocado por acaso Eu valorizo muito a opinião dos meus seguidores e dos clientes, e por norma já faço muitas sondagens nos stories para saber ao certo o que as pessoas precisam na realidade — até porque é isso que importa, o que as pessoas procuram e gostam”, começa por esclarecer à NiT a responsável pela insígnia. “Então, este mês, eu sabia que queria lançar um vestido e uma blusa, mais direcionada para o dia dos namorados, e pensei: ‘Em vez de ser eu a escolher porque não por as pessoas que seguem a marca a escolher?’ Pronto, surgiu assim esta ideia”.
O convite à participação para a criação do vestido perfeito foi lançado através de uma publicação feita na página do Instagram no dia 7 de janeiro. Lá, as pessoas eram desafiadas a escolher três tipos diferentes, de três partes da peça. No comprimento, podia escolher se seria mini, médio ou midi. No decote, as opções eram redondo, em V ou em V com gola. As mangas, essas podia ser balão com punho, sino ou simples com ombreiras.
O sistema de votos também era bastante simples. E foi feito de duas formas. A primeira foi através do post — no Instagram e Facebook —, onde as pessoas respondiam na caixa de comentários quais as partes que preferiam. A segunda, através das stories das duas redes sociais, onde podiam selecionar diretamente qual gostavam mais. No final, tudo isto foi contabilizado para chegar ao resultado final.
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No entanto, e por se tratar de uma peça colaborativa entre a Diwia e os seus seguidores, os inputs dados não se ficaram por aqui. Depois de várias pessoas terem comentado que seria interessante fazer a manga num tecido diferente e acrescentar-lhe bolsos, Diana Monteiro decidiu aplicá-los mesmo à peça.
Apesar da revelação final estar guardada para a última semana do mês de janeiro — bem com a sua comercialização—, o protótipo já chegou às mãos de Diana. E a julgar pelas imagens a que tivemos acesso, tudo aparenta estar bastante dentro do expectado.
“Está exatamente como as pessoas queriam. Espero conseguir corresponder as expectativas, porque até à data tudo que as pessoas viram foram desenhos”, acrescenta. Além do vestido, terá disponível uma blusa, que tentará replicar as escolhas dos seguidores da marca para o vestido.
A história da marca
Apesar de não estar academicamente ligada à área da moda — é formada em reabilitação psicomotora —, Diana Monteiro, natural da zona da Amarante, sempre teve uma enorme paixão pelo área da moda. “A minha madrinha é modista, e eu cresci a vê-la criar vestidos, só que, na altura, não era algo que eu pensasse sequer em seguir como futuro.”
A vontade de realmente fazer algo com esta antiga paixão só chegou mais tarde. E um pouco por acaso. “Quando acabei o curso arranjei emprego, mas não foi algo que me prendesse tendo em conta aquilo que eu realmente queria. E então, na altura, criei uma loja de roupa online que era multimarca.”
Com o passar do tempo, decidiu começar a aventurar-se no universo da moda, não do lado retalhista, mas sim de produtora. Com ajuda de algumas pessoas — e também em modo autodidata — começou a aprender a costurar e foi criando peças que ia colocando na sua loja online, conjuntamente com as restantes. Na altura, estas foram um sucesso.
“Comecei a perceber que as pessoas tinham mais interesse por aquilo que eu fazia do que pelas peças de revenda. Então fui aprofundado as minhas habilidades na costura e decidi criar mesmo uma marca, e comecei a vender só artigos próprios.”
Esse passo foi dado no ano de 2017, altura em que além de ter mudado o site, decidiu registar a Diwia, que tem vindo a crescer gradualmente.
Neste momento, todas as peças da marca podem ser compradas no site. Os preços variam entre os 60€ e os 150€.
Carregue na galeria para conhecer alguns dos modelos, bem como o desenho final do “vestido perfeito”.