Se há uns anos não resistíamos às skinny jeans, algumas tão justas que quase impediam o sangue de circular, nos últimos tempos são os modelos baggy que dominam o street style. Apesar de serem uma peça intemporal na indústria da moda, as calças jeans têm possibilidades infinitas. Estação após estação, surgem novos cortes ou pequenos detalhes que substituem os estilos em voga até esse momento. Nos próximos meses, há um modelo em específico que vai fazer parte do seu uniforme diário.
Inventados no século XIX, por Levi Strauss, os jeans tinham um propósito puramente funcional. Eram apenas umas calças muito resistentes para serem usadas no trabalho. Com o passar dos anos, foram sendo adaptadas a outros propósitos.
Em 1976, Calvin Klein foi o primeiro designer a enviar um par de jeans para as passarelas. As calças de ganga de criador revelaram-se um enorme sucesso comercial e a marca norte-americana soube promovê-las como nenhuma outra, contratando modelos como Brooke Shields ou Claudia Schiffer para as suas campanhas. Nos anos 90, foi a vez de convidarem Kate Moss e o seu estilo “heroin chic”.

Nunca tantos estilos de jeans foram tendência ao mesmo tempo como na altura em que vivemos. Todas as marcas investem num grande leque de modelos, das mom jeans, aos cortes à boca de sino, baggy, cargo e até com aberturas nas bainhas. Do patchwork aos rasgões, é fácil perdermo-nos entre opções e é difícil escolher o que mais adequado para cada corpo. Se quiser aderir ao modelo mais democrático e que favorece todas as silhuetas, pode começar a olhar para as bootcut jeans.
O estilo, cuja popularidade remete para a década de 70, data, na verdade, de 1817. Na altura, estas calças eram utilizadas por marinheiros dos Estados Unidos. A parte de baixo mais larga era prática para quando os homens se molhavam ou enquanto limpavam os navios e precisavam de arregaçar as calças.
Atualmente, é um dos mais desejados pelas mulheres porque ajuda a equilibrar as proporções, sejam elas quais forem. O modelo bootcut distingue-se das calças flare pela abertura na parte inferior começar a fazer-se notar a partir da zona dos joelhos. É desta forma que o design é feito, caracterizando-se pela construção justa por todo o corpo, com exceção da zona da bainha. Este design permite que as calças sejam fáceis de conjugar com botas. Têm a vantagem de abraçar e alongar a silhueta ao mesmo tempo.
Se quiser aderir à tendência, carregue na galeria para conhecer vários modelos de calças de várias marcas, preços e cores.