Menos de um ano depois da morte do empresário Isak Andic ter chocado o universo da moda, surgem agora novos indícios. As autoridades acreditam que o filho mais velho e única testemunha do suposto acidente do fundador da Mango, Jonathan, possa estar envolvido na morte do pai.
O empresário turco, de 71 anos, morreu a 14 de dezembro de 2024, durante uma caminhada na montanha de Montserrat, na Catalunha. Na altura, o filho, de 44 anos, relatou que o pai caiu de uma altura de 150 metros, depois de escorregar.
No entanto, as incongruências nas declarações de Jonathan e outras provas começaram a intrigar os investigadores, segundo o jornal “El País”. Estefanía Kntuh, a companheira do empresário nos últimos anos, revelou ainda que Isak e Jonathan tinham uma relação tensa e que antes do acidente, tinham discutido.
Após a morte de Andic, o caso tinha sido arquivado pela juíza de primeira instância, mas a polícia continuou a investigar. Além das incoerências nas declarações de Jonathan, a falta de testemunhas e o facto de o local do acidente não ser considerado perigoso começaram a levantar dúvidas.
A primeira declaração de Jonathan, a única pessoa que estava com o pai no momento do acidente, foi errática, mas na altura, as autoridades atribuíram a reação ao choque. Mais tarde, quando voltaram a falar num ambiente mais tranquilo, o mesmo aconteceu.
Tudo isso fez com que a juíza voltasse a abrir o caso, que agora tem Jonathan como o principal suspeito. A família foi questionada pelo jornal “El País”, mas preferiu não prestar declarações. Além de Jonathan, o empresário tinha duas outras filhas, Judith, de 41 anos, e Sarah, de 28.
Nascido em Istambul, na Turquia, Andic mudou-se para Espanha aos 14 anos. Começou a dedicar-se cedo à moda ao vender roupa com um tecido turco que transformava em peças de roupa. As primeiras vendas deram origem à marca que deu o nome de Izak.
Mais tarde, quando teve a ideia de abrir uma loja de roupa, nasceu a Mango, em 1984. Nesse ano, a marca instalou-se em Barcelona, Espanha, e só nove anos depois, em 1995, é que surgiu o primeiro site. A loja online, essa, só se tornou uma realidade em 2000.
Em 2024, a Mango valia 3,339 mil milhões de euros em vendas, tendo representado um aumento de 7,6 por cento em relação ao ano anterior, com lucros líquidos de 219 milhões, segundo a revista Forbes Brasil. A projeção é alcançar quatro mil milhões de euros em vendas em 2026.

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