Moda

Alerta, tendência: 11 peças na cor que vamos ver em todo o lado em 2025

O Mocha Mousse foi eleito o tom do próximo ano pela Pantone. A NiT reuniu uma seleção de propostas a partir de 3,99€.
Antecipe a tendência.

Sempre que um ano se aproxima do fim, a Pantone indica-nos qual será a cor que vai dominar o seguinte — e, por consequência, o nosso guarda-roupa. Ao longo de 2024, foi a vez de apostarmos na suavidade do Peach Fuzz, um tom pêssego “suavemente aninhado entre o rosa e o laranja”.

Volvidos 12 meses, a empresa que desenvolve sistemas de organização de códigos de cor já elegeu o pigmento que irá marcar 2024. Desta vez, o escolhido foi o Mocha Mousse, que corresponde ao número 17-1230. Quente e rica, transmite as “qualidades deliciosas do chocolate e do café”.

O pigmento é descrito como “tonalidade castanha quente, impregnada de riqueza”, cujo nome remete para vários alimentos que associamos ao conforto. É “sofisticado e exuberante, mas, ao mesmo tempo, um clássico despretensioso”, explicou a consultora esta quinta-feira, 5 de dezembro.

A escolha não é uma surpresa. Se esteve atento às tendências do street style, deve ter reparado que, nos últimos meses, aumentou a procura por tons e neutros em diversas áreas — da moda à beleza, passando pela decoração, transmite a “indulgência de prazeres simples”, segundo a vice-presidente da Pantone, Laurie Pressman.

Nas passarelas, Miu Miu, Gucci e Saint Laurent foram os principais desfiles que assumiram esta variação do castanho, nas propostas para o outono-inverno de 2024. Das carteiras da Prada aos coordenados Max Mara ou Hermès, passando por Gabriela Hearst e Isabel Marant, esta opção suave esteve em quase todo o lado.

Nos desfiles da Chloé, Saint Laurent e Isabel Marant.

A influência prolonga-se também à beleza, graças a propostas como o batom Rhode Espresso de Hailey Bieber. A aposta em referências a comidas e bebidas para rotular produtos ou tendências tem dominado a comunicação das marcas e, ao que parece, vai continuar.

Este interesse pode ser associado ao minimalismo. Na era do luxo discreto, a cor é silenciosa o suficiente para quem quer adicionar um pouco de cor ao guarda-roupa, mas sem que seja assustador. Além disso, é nostálgico por ter sido tão popular na década de 90.

O Mocha Mousse pode ser usado num look total em castanho ou servir como uma base versátil, abrindo espaço para uma ampla gama de paletas — mais minimalistas ou pormenores detalhados. Pequenos apontamentos são um bom ponto de partida para quem tem mais receio.

O facto de ser uma tonalidade discreta já funciona a nosso favor, abrindo uma janela cheia de possibilidades. Os tons pastel funcionam na perfeição, assim como alguns mais vistosos e, claro, os neutros. É, muito provavelmente, um dos matizes com os quais é mais difícil errar.

A NiT foi à procura das melhores propostas na cor que irá dominar 2025. Carregue na galeria as conhecer e antecipar a tendência.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT