Moda

Alexandra Moura criou um modelo de calças feitas a partir de sacos de pano cru

É a primeira vez que a designer faz algo do género, especialmente com este tipo de material.

Existem várias formas de, atualmente, as marcas fazerem circular notícias de novidades. No caso de Alexandra Moura foi através do Instagram que a designer de moda decidiu fazê-lo ao apresentar o seu novo modelo de calças: o Tote. Uma peça de edição limitada que, contrariamente a todas as outras, não é feita num tecido qualquer, mas sim através de sacos de pano cru.

Estas calças são concebidas em duas variantes. A primeira segue o estilo cargo — nome dado aos modelos mais largos e que apostam na vertente utilitária — sem qualquer tipo de adornos, além dos bolsos e das costuras. Já as segundas, apesar de seguirem um molde que é de alguma forma semelhante ao anterior, foram adornadas com estampas feitas manualmente, de vários logótipos da marca.

O processo da sua produção foi tudo menos simples, especialmente quando em comparação com o normal. Tal como a própria descreve, primeiro tiveram que descoser todas as peças, lavá-las e passá-las a ferro. Só depois destes passos é que foi possível avançar para os processos seguintes e mais comuns, que são os de decalque de moldes, corte e montagem final da peça.  

Em declarações ao site “Fashion Network”, Diogo Sousa, o responsável pelo atelier de Alexandra Moura, declarou: “É a primeira vez que utilizamos esta matéria prima. E é também a primeira vez que desconstruímos um produto acabado (em excesso de stock) para o transformar numa peça de roupa de uso diário (…) Já tínhamos feito peças de vestuário a partir de excedentes de produção de meias e ainda toalhas de praia com sobras de tecido de uma produção de peças em tecido ‘turco’”.

Diogo Sousa acrescenta que “foi um projeto 100% feito ‘em casa’ pelos vários elementos da nossa equipa, que pretendemos replicar no futuro”.

Ambos os modelos, que são de edição limitada, já estão à venda no site da designer. Apesar de terem algumas diferenças, ambas foram postas à venda pelo mesmo preço: 160€.

Carregue na galeria para conhecer ambos os projetos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT