Existem várias formas de, atualmente, as marcas fazerem circular notícias de novidades. No caso de Alexandra Moura foi através do Instagram que a designer de moda decidiu fazê-lo ao apresentar o seu novo modelo de calças: o Tote. Uma peça de edição limitada que, contrariamente a todas as outras, não é feita num tecido qualquer, mas sim através de sacos de pano cru.
Estas calças são concebidas em duas variantes. A primeira segue o estilo cargo — nome dado aos modelos mais largos e que apostam na vertente utilitária — sem qualquer tipo de adornos, além dos bolsos e das costuras. Já as segundas, apesar de seguirem um molde que é de alguma forma semelhante ao anterior, foram adornadas com estampas feitas manualmente, de vários logótipos da marca.
O processo da sua produção foi tudo menos simples, especialmente quando em comparação com o normal. Tal como a própria descreve, primeiro tiveram que descoser todas as peças, lavá-las e passá-las a ferro. Só depois destes passos é que foi possível avançar para os processos seguintes e mais comuns, que são os de decalque de moldes, corte e montagem final da peça.
Em declarações ao site “Fashion Network”, Diogo Sousa, o responsável pelo atelier de Alexandra Moura, declarou: “É a primeira vez que utilizamos esta matéria prima. E é também a primeira vez que desconstruímos um produto acabado (em excesso de stock) para o transformar numa peça de roupa de uso diário (…) Já tínhamos feito peças de vestuário a partir de excedentes de produção de meias e ainda toalhas de praia com sobras de tecido de uma produção de peças em tecido ‘turco’”.
Diogo Sousa acrescenta que “foi um projeto 100% feito ‘em casa’ pelos vários elementos da nossa equipa, que pretendemos replicar no futuro”.
Ambos os modelos, que são de edição limitada, já estão à venda no site da designer. Apesar de terem algumas diferenças, ambas foram postas à venda pelo mesmo preço: 160€.
Carregue na galeria para conhecer ambos os projetos.