“Alice no Mundo de Cata Vassalo”. Podia ser o título de um conto infantil, mas foi o aquele que escolheram para batizar a mais recente colaboração entre a influencer portuguesa Alice Trewinnard e uma das joalheiras mais famosas do nosso País.
Nas aventuras de “Alice no País das Maravilhas” tudo é possível, tudo é maravilhoso, tudo é fora do comum. Desde que cai pela toca do coelho, a personagem vive peripécias, é confrontada com o absurdo e acaba por questionar tudo o que aprendeu até então. É uma analogia à vida adulta e um ponto de partida para nos descobrirmos a nós próprios.
Foi com este olhar curioso sobre o mundo e o fascínio pelo universo feminino que Cata Vassalo e Alice Trewinnard se voltaram a juntar para criar uma coleção cápsula de edição limitada (a segunda que fazem em conjunto). É composta por 14 pares de brincos, dois anéis, sete bandoletes e três lenços inspirados na natureza, que sempre foi o ponto de partida da joalheira que fundou a marca em 2015.
Flores, animais e plantas ornamentam as peças produzidas à mão e alinhadas com o conceito de slow fashion que sempre caracterizou a marca. No entanto, traduzem as paixões, a singularidade e os gostos de Alice Trewinnard nos traços, linha e identidade de Cata Vassalo.
Ver esta publicação no Instagram
“O nome de cada peça tinha que representar um pormenor daquilo que somos ou gostamos, tanto no singular como no plural”, explica Cata Vassalo, acrescentando: “Mas também queríamos que contasse um pouco sobre a nossa história e as influências tão boas que deixamos uma na outra.”
Há os Amores Perfeitos na forma de cinco brincos e um anel produzidos a partir de latão e com banho a ouro. As argolas, em versão XXL ou mini, misturam a flor com pequenos apontamentos de pérolas e vegetação. Por outro lado, a Monjita dá nome a outros dois pares de brincos com pérolas que se inspiram os bestsellers da coleção anterior.
Já as sete bandoletes, com tonalidades entre o amarelo, terracota, lilás, branco e azul, criam um mini jardim portátil que, diz, “desperta os sentidos e a mente”. Tem pequenos elementos de flores bordadas, joias incrustadas, elementos em metal e também insetos — há cinco modelos com nó e dois sem ele. No entanto, todos têm um ponto em comum: a capa amovível para que possa aumentar a diversidade de escolhas.
Por fim, Violeta, Aureus e Flow são três modelos de lenços tendência que podem ser usados de várias formas diferentes. Em amarelo, rosa forte e azul, têm elementos florais misturados com outros mais gráficos.
Quando era miúda, Catarina passava o verão na Praia Grande, em Sintra. “Durante o dia eu e a minha irmã Madalena andávamos pela praia a vender colares de missangas. Eu fazia e ela parecia uma verdadeira vendedora de bolas de Berlim. Gritava bem alto ‘olha os colares de missangas’. Eu ficava cheia de vergonha,” conta. Para saber a história completa da joalheira, leia o artigo da NiT.
Está tudo à venda na loja online de Cata Vassalo, com preços que variam entre os 35€ e os 88€. A seguir, carregue na galeria para conhecer algumas das propostas.