Moda

Ana Leovy: a artista feminista que criou as peças do Dia da Mulher para a Mango

São três propostas que já estão à venda na loja online. As vendas serão dedicadas a ajudar na luta contra a desigualdade.
Estudou em Barcelona, Espanha.

Desde 8 de março de 1975 que o Dia Internacional da Mulher representa uma oportunidade para reconhecer as conquistas das mulheres, mas também apoiar e dar visibilidade ao seu talento. A pensar nisto, a Mango quis juntar-se à celebração deste dia (que se assinala na próxima segunda-feira) com uma iniciativa especial.

A marca espanhola convidou a artista mexicana Ana Leovy para desenhar uma coleção composta por duas T-shirts e uma tote bag que foram incluídas na linha Woman na passada segunda-feira, 1 de março. As peças exibem ilustrações feitas pela artista e são confecionadas com materiais sustentáveis.

Ana Leovy é uma jovem artista mexicana que trabalha principalmente com gauche e acrílicos. O foco da sua obra é celebrar a diversidade, criando histórias através de formas e cores inspiradas na moda, na cultura, nos sonhos e na vida quotidiana.

O objetivo da sua arte passa por representar personagens fortes e seguras de si mesmas, especialmente mulheres, que vivem em mundos vibrantes, numa fusão entre a vida real e a imaginação. O resultado são telas e ilustrações coloridas, que enchem o olho e são facilmente reconhecíveis.

Tanto nas minhas obras como na minha vida, esta dualidade de força e sensibilidade que as mulheres têm é algo que me inspira constantemente. A oportunidade de celebrá-las hoje com o meu trabalho é algo muito especial. A Mango é uma marca que admiro há muito tempo e poder colaborar com a mesma para prestar homenagem à mulher e apoiar a luta pela igualdade de género é uma honra”, disse a artista a propósito desta iniciativa.

As obras de Ana Leovy são profundamente inspiradas por movimentos como o expressionismo e o fauvismo. As formas que cria com o pincel já chamaram a atenção da indústria da moda noutras ocasiões, como com o convite para colaborar com a marca de culto Tombolo. O seu trabalho é uma celebração da diversidade e também encontra influências na moda.

Uma das técnicas que usa é a “blind contour drawing”, que consiste em nunca tirar os olhos do sujeito que está a ser pintado, nem para ver o que está a ser criado no papel. Licenciou-se em Design Gráfico pela Universidad Iberoamerica, na Cidade do México, e mais tarde, em 2016, tirou um mestrado e Design Gráfico e Ilustração na IDEP, em Barcelona, Espanha.

Ana nasceu e foi criada no México. Quando era miúda, foi viver para Cancun com os pais e os irmãos durante alguns anos, o que acabou por ter uma enorme influência na sua arte, inspirando-a a colocar elementos tropicais em muitas das suas pinturas e ilustrações. 

Depois do mestrado em Barcelona, contou ao blogue “Society 6” que resolveu finalmente dedicar-se à sua paixão. Regressou à Cidade do México e decidiu focar toda a sua energia na criação de arte, experimentando com várias técnicas e materiais. 

Hoje, tem um estúdio onde dedica entre quatro a oito horas diárias ao trabalho. Começa o dia bem cedo a fazer exercício e lança-se na criação, mas é importante para ela ter um espaço limpo, roupas confortáveis, muita luz, ar fresco e uma boa playlist.

Ana Leovy
As peças exclusivas para a Mango.

Enquanto pinta, gosta de ouvir Simon and Garfunkel, Mumford & Sons ou até mesmo Selena Gomez, quando lhe apetece algo mais pop. Se não quiser ouvir música, põe “Friends” a dar na televisão. “Sei de cor por isso não me distrai”, explica. No currículo, também já conta com uma obra encomendada pela revista “Women’s Health”.

Agora, na colaboração com a Mango, tem peças à venda na loja online entre os 15,99€ e os 29,99€ que incluem ilustrações exclusivas e frases inspiradoras sobre o universo feminino. As receitas da venda desta coleção serão doadas à Fundação Vicente Ferrer (FVF) para promover os seus projetos de igualdade de género no sul da Índia. 

A FVF foca-se em diminuir as diferenças de género (sobretudo educativas e económicas), além de também lutar contra a violência contra as mulheres em todas as suas manifestações e promover o empoderamento, a autonomia e a participação ativa das mesmas na sociedade.

A Mango colabora com esta fundação desde 2005. A seguir, carregue na galeria para conhecer outras sugestões de presentes originais para oferecer às mulheres empoderadas a 8 de março.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT