Moda

Antecipe a tendência: aposte em peças na cor que vai estar em todo o lado no próximo ano

Se lhe perguntarem o que gostaria de receber no Natal, sugira uma destas 23 propostas em Viva Magenta, o tom que vai marcar 2023.
O tom marcou presença nas semanas da moda.

Sempre que um ano se aproxima do fim, a Pantone indica-nos qual será a cor que vai dominar o seguinte — e, por consequência, o nosso guarda-roupa. Depois do Very Peri, em 2021, a empresa que desenvolve sistemas de organização de códigos de cor e tendências cromáticas já elegeu o tom de 2022. Desta vez,  o escolhido foi o Viva Magenta, que corresponde ao número 18-1750.

O roxo mais azulado e frio do ano passado é, agora, substituído por uma opção completamente diferente — e muito poderosa. Trata-se de um tom de vermelho no espectro oposto, uma opção quente, com subtons rosados mais intensos.

Quanto se trata da psicologia das cores, podíamos passar horas a ler sobre a imensidão de significados que fazem parte de algo tão intrínseco à nossa visão, sendo alguns deles muito inesperados. Neste caso, além de promover o otimismo, o pigmento vibrante mantém a associação à paixão e sedução do típico encarnado.

A empresa descreve a cor como “corajosa e destemida”.

Ainda descrita como audaciosa, a proposta para 2023 — que se pode manifestar na decoração, na moda ou na pintura —tem traços rebeldes e pulsantes, para quem não tem medo de alguma exuberância. Aliás, consegue-o sem recorrer a uma saturação agressiva.

O Viva Magenta, “descende da família dos vermelhos e é inspirado no vermelho da cochonilha, um dos corantes mais preciosos pertencentes à família dos corantes naturais, bem como um dos mais fortes e brilhantes”, diz Latrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute. “Invocando as forças da natureza, galvaniza o nosso espírito, ajudando-nos a construir nossa força interior”.

Nas passarelas, o matiz foi marcando presença nas mais recentes passarelas internacionais, com designs para a estação quente do próximo ano. Foi vista em mais do que um coordenado da Bottega Veneta, em vários designs do Giambattista Valli — mestre das red carpets — e até nos antúrios da Loewe, numa coleção que encantou as redes sociais.

Carregue na galeria para conhecer as peças pintadas na cor do próximo ano e antecipe a tendência.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT