Moda

Aqui estão os futuros sapatos mais populares desta primavera

Os loafers, com inspiração masculina, estão de regresso ao street style.
No street style.

No século XIV, os nobres ingleses usavam pijamas e robes de cetim que conjugavam com chinelos elegantes de pontas arredondadas. O calçado era tão charmoso que mais tarde foi adaptado e passou a usar-se nas festas dos castelos.

Certo dia, já no século XX, a revista americana masculina “Esquire” fez uma produção fotográfica numa quinta, na qual vários produtores de leite com o mesmo tipo de sapatos surgiam numa área onde as vacas descansavam antes da ordenha. Depois de ler a peça, o sapateiro Nils Gregoriusson Tveranger inspirou-se para criar uma nova versão do calçado. Chamou-lhe loafers, em homenagem à tal zona dos animais, a “loafing area”.

Nils Gregoriusson Tveranger.

Durante várias décadas, estes sapatos eram usados pelos homens. Michael Jackson, por exemplo, popularizou-os durante os anos 80 e 90. Quando fazia o seu icónico passo de dança, o moonwalk, usava sempre o calçado.

Mais tarde, marcas como Gucci ou Dolce & Gabbana trouxeram os loafers para o universo feminino. Desde aí que são conhecidos pelas mulheres como sapatos confortáveis e versáteis, perfeitos para usar no dia a dia. Uma versão ainda mais descontraída dos mocassins, por outras palavras.

Esta primavera vão estar em destaque no street style em tons como o preto, castanho ou vermelho; com ou sem salto. São ideais para conjugar com saias plissadas, calças cropped ou slouchy jeans.

Para começar a investir nesta nova tendência, a NiT fez uma seleção de propostas que já estão à venda. Carregue na galeria para conhecê-las.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm
Novos talentos

AGENDA NiT