Sofia da Costa começou a tatuar em 2017. A sua primeira criação foi desenhada na pele do namorado, obra de se arrepende até hoje. “Fiz uma paisagem de um barco no mar, mas naquela altura a prática era pouca”, confessa. As linhas “não estavam incríveis e não sabia fazem bem as sombras”. Já lhe disse inúmeras vezes que a podia alterar, mas recusa fazê-lo. “Não quer porque foi a primeira tatuagem que fiz e tem esse valor sentimental”, afirma.
Formou-se em Artes Visuais, mas quando acabou o secundário, começou por trabalhar em supermercados. Não era, contudo, aquilo que queria fazer durante o resto da sua vida, e começou a fazer formações ligadas à arte de tatuar.
Ao contrário de muitos outros artistas, a jovem de 26 anos natural de Leiria não consegue dizer de onde surgiu aquele gosto. Apenas se lembra da primeira vez que marcou o corpo com tinta. Era um pequeno símbolo do infinito em homenagem à mãe, bem ao estilo daquilo que se via no Tumblr há dez anos, altura em que a fez.
Em 2018 começou a trabalhar numa loja de tattoos na cidade onde sempre viveu, mas as suas artes já chegaram a vários outros destinos. A culpada? Taylor Swift. Nunca conheceu a artista de 33 anos, mas é uma das suas grandes inspirações.
No TikTok partilhou os flashes que tinha da cantora e compositora. Caso não esteja familiarizado com este conceito, Sofia explica: “É aquilo que os tatuadores têm afixado nas suas lojas. São designs já prontos, em que os clientes chegam e começamos logo a tatuar, com muito poucas alterações”.
Sendo ela uma grande fã de Swift, os desenhos surgiram naturalmente. “Conheço muito bem a discografia dela. O que faço é escolher uma canção e, consoante a letra, crio algo”, aponta. Para o tema “Cowboy Like Me”, do álbum “Evermore”, desenhou um chapéu de cowboy bem old school — que se caracteriza pelos tons mais básicos, como o vermelho, verde, azul, amarelo e preto, e linhas simples.
@sofiaadacosta Taylor Swift keychains 🖤 todas disponiveis para tatuar comigo, dm para marcações 🫶🏻 #taylorswift #swifttok #european #portugal #portugaltattoos #europeantattoos #taylorswifttattoos #erastour #eras @Taylor Swift @Taylor Nation
Os desenhos representam os dois mundos que adora, mas a procura não tem sido “assim tão intensa”. Tatuou um deles na pele de amiga em 2022. “Quando publiquei o vídeo no TikTok chamei muito a atenção, e até chegou aos Estados Unidos [teve mais de um milhão de visualizações]. Aqui em Portugal ainda não cheguei ao público certo, mas já comecei a receber algumas mensagens e sei que ela tem muitos fãs, visto que já esgotou os concertos do próximo ano em Lisboa”, realça.
As obras de Sofia não se ficam apenas por Taylor Swift. Na verdade, já fez tatuagens inspiradas por muitos outros artistas, como Ed Sheeran, Billie Eilish e frases de canções dos Artic Monkeys. “Muitas delas foram em portugueses”, revela. Os pedidos, geralmente, surgem quando os nomes internacionais estão prestes a dar espetáculos no nosso País.
Por enquanto, a artista apenas trabalha em Leiria (no Barão Tattoo Studio), mas graças ao TikTok, onde conta com 10,4 mil seguidores, já recebeu propostas para ir a destinos como Luxemburgo, França e Suíça. “Vou estar em várias convenções de tattoos”, explica.
Sofia faz tatuagens inspiradas em muitos outros fenómenos da cultura popular. Carregue na galeria e veja algumas das melhores.