Moda

As calças cargo estão de volta às ruas (e desta vez, vieram para ficar)

Destacam-se por serem confortáveis, versáteis e muito arrojadas. Vão ser um dos uniformes de verão.
As pessoas mais resistentes vão sentir curiosidade em experimentar.

A aparente vendetta que a geração Z iniciou contra as roupas mais justas não parece ter fim à vista. O sucesso das baggy clothes levou à predominância de camisolas oversized e calças largas nos looks de street style, onde se tem destacado um estilo em particular. As cargo pants, mais um dos ressurgimentos das tendências dos anos 90 e 2000, regressam através de reinvenções do modelo clássico.

Apesar do seu valor stylish, estão longe de ser uma das peças de roupa mais elegantes num armário. Na verdade, a história destas calças começa na roupa militar — foram usadas pela primeira vez por militares britânicos no início dos anos 90. Desde então, sempre estiveram sobretudo associadas a trabalhos em que o conforto, a liberdade de movimentos e os bolsos eram uma necessidade muito prática.

Os tempos mudaram e as vontades são outras. A funcionalidade mantém-se, mas agora o principal atrativo para quem as adotou (e não, não são apenas os adolescentes) é precisamente o estilo oversized da peça que, por ter uma aparência masculina, também resulta num visual mais edgy e andrógino.

A história da peça está ser reescrita e as novas propostas apresentam modelos com cinturas bem mais apertada, um número mais vasto de bolsos e cores que vão além da paleta cáqui que foi, nos anos 90, a favorita. Atualmente, as tonalidades variam de um tom cru suave até ao preto carvão.

Muitos nomes conhecidos no mundo do design adotaram o estilo para criarem a sua própria assinatura, como Isabel Marant, Burberry, Bottega Veneta e a Givenchy. Entre as celebridades, Hailey Bieber, Hillary Duff e Dua Lipa já se apresentaram com as controversas calças que, sem que ninguém desse por isso, se tornaram acarinhadas.

Uma das vantagens das cargo pants, a que talvez justifica o seu sucesso, é que são fáceis de combinar. As saudosas dos anos 90 podem manter-se fiéis às propostas mais originais e as mulheres mais desportivas conseguem alcançar looks urbanos de streetwear. E, claro, apostar em cortes e designs mais glamorosos também não está fora de questão. Toda esta evolução é mais um símbolo de como a funcionalidade na moda nunca deixou de ser apreciada pela indústria.

Se quiser afastar-se das mom ou skinny jeans que usou nos últimos tempos, carregue na galeria e veja formas de usar as calças cargo que vão dominar os looks de verão.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT